Da redação – O Consórcio Municipal de Saúde do Centro-Oeste (CIS) está completando uma década de atuação e tem motivos de sobra para comemorar.
Composto por 13 municípios, entre os quais se exclui Guarapuava, o CIS soma mais de 330 mil consultas médicas especializadas; cerca de 3 mil atendimentos com procedimentos cirúrgicos ambulatoriais e mais de 5, 4 mil cirurgias agendadas em hospitais, e 540 mil exames realizados, num universo de 208 mil habitantes.
“Todos os usuários de alguma forma já foram atendidos pelo CIS”, diz o presidente, Pedro Boreli, que é prefeito de Cantagalo.
Além dos pacientes dos municípios consorciados, o CIS ainda atende, esporadicamente, não sócios, como forma de promover a saúde na região.
Em todo esse trabalho estão sendo envolvidos 62 profissionais, entre médicos e dentistas, o que demonstra de forma considerável a preocupação em oferecer o melhor para cada paciente.
Criado no dia 7 de fevereiro de 2000 sob a presidência do médico e ex-prefeito de Palmital, Miguel Horban, o CIS começou com 38 profissionais para atender 14 municípios. Logo após, Guarapuava, o município sede do Consórcio deixa a parceria, sendo seguido por Prudentópolis, que mais tarde voltou a ser consorciado.
No primeiro quadro de funcionários do CIS estavam 24 médicos, 14 de outras áreas, entre auxiliares de enfermagem e técnicos administrativos. Destes, seis eram cedidos pelo Ministério da Saúde, 20 pelo Estado e seis do próprio CIS.
Com o passar dos anos, se o número de funcionários do Consórcio aumentou, reduziu a parceria com os governos federal e estadual: o Ministério da Saúde cede um médico, o Estado cede um médico e o CIS mantém 30 funcionários, 33 médicos e 4 odontólogos contratados.
Ao expressar um acordo firmado entre os 13 municípios que o compõem, o Consórcio Municipal de Saúde do Centro-Oeste possibilita aos prefeitos consorciados assegurar ações e serviços, mediante a utilização dos recursos materiais e humanos disponíveis. A união desses recursos, como os números mostram, produzem os resultados desejados, o que não ocorreria se os municípios atuassem isoladamente.
Presidido atualmente pelo prefeito de Cantagalo, Pedro Boreli, o CIS reforça o exercício da gestão conferida constitucionalmente aos municípios no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Para os municípios de pequeno porte, o consórcio intermunicipal de saúde representa a possibilidade de oferecer à sua população um atendimento de maior complexidade. A manutenção de um hospital, por mais básico que seja, requer equipamentos, um quadro permanente de profissionais e despesas de custeio que significam gastar, anualmente, o que foi investido na construção e em equipamentos, e que esses municípios não podem manter. Por isso, todo o paciente que requer atendimento especializado é encaminhado para Guarapuava e para outros centros por intermédio do CIS.
Exames oferecidos
Hoje são oferecidos 20 exames especializados: eletrocardiograma, eletroencefalograma, audiometria, ecocardiograma, teste ergométrico, exames de radiologia simples e contrastada, ultrassonografias, ecodopller venoso, mielogramas, exames oftalmológicos diversos, endoscopia digestiva, colonoscopia, retssigmoi-doscopia, exame de anátomo- patológico, prova de função pulmonar, laringoscopia, fibrobroncospia, ressonância magnética, tomografia computadorizada, exames laboratoriais de Patologia Clinica.
Trabalham no CIS Centro-Oeste: Solange, Anielly, Vitalino, Karen, Ana Beatriz, Ana Paula, Débora, Denise, Lídia, Cassiana, Cristopher, Alessandra, Roselaine, Iracy, Marizeli, Babiane, Iara, Renan, Danieli, Elaine, Cristiane, Neuci, Vanessa, Thiarles, Eliane Lima, Francisca, Juliana, Michely, Maicon, Roberta.
Confira as fotos do Jantar Comemorativo aos 10 anos acessando: (Fotos: Nagel Coelho/RedeSul)