*Reportagem com vídeo
Os pais dos alunos e a equipe do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Elza Rosa Carollo se indignaram com o vandalismo que aconteceu nesse fim de semana. Ao entrarem na instituição, eles se depararam com vidros quebrados, salas e tatames sujos e mesas e paredes com manchas de tinta guache.
A instituição, que fica no Residencial 2000 no bairro Morro Alto em Guarapuava, teve que realocar as turmas nesta segunda (6). Veja o vídeo abaixo:
A direção do Cmei informou que os vândalos estragaram duas salas e banheiros. As salas tinham cacos de vidro e materiais escolares espalhados pelo chão. As paredes ficaram ‘pintadas’ por tinta guache. No banheiro, os vasos sanitários também acabaram tingidos com tinta guache, assim como as lâmpadas das salas. Os materiais pedagógicos preparados pelas professoras também foram estragados.
De acordo com a direção, os casos de vandalismo são recorrentes no bairro. A suspeita é de que adolescentes tenham cometido os atos, porque os vândalos não levaram objetos.
Eles sempre entraram, era uma coisinha ou outra. Mas sobre hoje, a Secretaria de Educação já veio, nos forneceu suporte e deu retorno sobre a segurança e o monitoramento. A limpeza já foi feita, a equipe fez a troca dos vidros e os alunos foram realocados para outras salas.
Já a Prefeitura de Guarapuava afirmou que a rotina da unidade está funcionando normalmente, sem prejuízo aos alunos, pais e responsáveis. “Foram feitas adequações nas salas para que o Cmei não tivesse atendimento interrompido”.
Nas redes sociais, os pais dos alunos expressaram indignação pelo caso. “Muita tristeza chegar em uma segunda e ver as professoras do Cmei entrarem para dar aula para nossos filhos e encontrar tudo sujo e quebrado. Muito triste, porque é um lugar que nossos filhos estão todo dia e amam estar. Então, entra alguém de mal coração para estragar. Alguém ajude a tomar alguma providência para não ficar assim”.
Conforme as informações, a Prefeitura de Guarapuava inaugurou o Cmei Elza Rosa Carollo em dezembro de 2017. A unidade contém 150 alunos em período integral.
Leia outras notícias no Portal RSN.