22/08/2023


Cotidiano Educação Guarapuava

Colégio Agrícola de Guarapuava recebe drone de precisão

A direção e 40 alunos estiveram em Cascavel para receber o equipamento que ajuda nas culturas, plantio e mensuração das colheitas

Alunos do Colégio Agrícola no Show Rural (Foto: Arquivo pessoal)

O tradicional Colégio Agrícola de Guarapuava recebeu um drone de precisão. O Governo do Estado anunciou a entrega nessa quarta (7), durante o Show Rural em Cascavel. A Federação da Agricultura do Paraná (Faep) repassou os equipamentos para as 23 instituições do Estado, incluindo as de Guarapuava, Irati e Manoel Ribas.

A equipe da direção e 40 alunos do Centro Estadual de Educação Profissional Arlindo Ribeiro de Guarapuava estiveram no Show Rural para receber o drone e participar da programação. De acordo com o diretor, Piero de Sousa Pinto, a entrega dos equipamentos é outro benefício para a instituição, porque agora, o Colégio Agrícola terá uma cooperativa.

Os drones serão disponibilzados para as aulas. Em 2023, tivemos uma reformulação da grade para formação de técnico em Agropecuária dos Colégios Agrícolas, é uma grade mais tecnológica voltada para agricultura de precisão, eles [drones] vem para somar no processo de ensino-aprendizagem no ramo do agronegócio de maior qualidade. Também queremos dar condição para esses alunos para se formarem e retornem às propriedades das próprias famílias e desenvolver aquela comunidade.

Na última terça (6), o governador assinou o decreto que dá início ao processo de transformação do Colégio Agrícola em cooperativas, e assim há outras formas de potencializar o aprendizado dos alunos. “Isso vai fazer com que nós possamos a comercializar os nossos produtos e sermos autosustentáveis. Mas as cooperativas ainda não estão dentro das escolas, mas a parte teórica está fundamentada. A partir disso, vamos colocar em prática”.

Os equipamentos altamente tecnológicos tiveram o custo de R$ 690 mil e vão melhorar a produtividade. Os drones de precisão possibilitam, por exemplo, a obtenção, de forma remota, de informações referentes às culturas. Assim como os alunos tem a possibilidade de análise da eficiência do plantio e mensuração das colheitas, o que influencia diretamente no desempenho da produção.

O diretor do Colégio Florestal Presidente Costa e Silva, de Irati, Igor Felipe Zampier, disse que o drone de precisão também será útil, entre outros pontos, na contenção de focos de incêndio ainda em estágio inicial. “Se identificamos uma área com algum foco, não será mais necessário um deslocamento de carro até o local para direcionar a equipe. Isso porque com o drone é possível ver o que acontece em poucos minutos”.

PACOTE COMPLETO

A parceria entre Estado e Faep/Senar inclui, além de equipamentos, a capacitação de professores e alunos, que passaram por 11 mil horas de treinamento. No Show Rural, houve a entrega de penetrômetros,que beneficia o desenvolvimento ideal da planta. Os 1,5 mil alunos também já utilizam outros equipamentos da parceria, como os termohigroanemômetros para medir a temperatura e a umidade do solo, aparelhos de GPS portáteis, GPS agrícolas, tablets, mostradores de solo, kits de ordenha e de aplicação de agroquímicos.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo