Colégio Guairacá, em Guarapuava, recebe palestra do CAS

Educação bilíngue e saúde mental foram temas debatidos na instituição

(Foto: Ascom)

O Colégio Guairacá, em Guarapuava, recebeu integrantes do Centro de Apoio ao Surdo e aos Profissionais da Educação de Surdos do Paraná (CAS) para uma palestra instrutiva nessa terça feira (14). O evento na instituição de ensino faz parte de uma série de eventos propostos pelo CAS visando à formação continuada, conforme explica a coordenadora do CAS de Guarapuava, Jiane Cwick.

“É imprescindível que os profissionais que atendem estudantes surdos tenham proficiência para uso e ensino de Libras e proficiência em tradução e interpretação”, destacou Jiane.

De acordo com a assessoria do Colégio, na ocasião, a coordenadora apresentou o trabalho desenvolvido pela entidade no terceiro planalto, que possui a segunda unidade do Paraná.

“O principal objetivo do CAS é promover a educação bilíngue e valorizar a diversidade linguística dos estudantes surdos, difundindo o uso de Libras por meio de formação inicial e continuada para profissionais, bem como, através da produção de materiais acessíveis aos estudantes surdos”.

(Foto: Ascom)

No mesmo evento, o assistente social Juliano Ribas Machado, do município de Pinhão, ministrou a palestra ‘Doença mental x saúde mental: estratégias de prevenção e cuidado’. Ainda segundo a assessoria, Juliano tem passado por várias instituições de ensino abordando a temática, que é inspirada no projeto ‘Suicídio, você não precisa dele para encontrar a saída’, desenvolvido junto à Secretaria de Saúde do município.

“Dentro do projeto discutimos sobre bullying, automutilação e tentativas de suicídio que, se não tratadas, podem levar ao suicídio de fato. Ele surgiu para levar informação aos alunos, professores e para as famílias à respeito desses assuntos que viraram um problema de saúde pública e que afetam todas as classes sociais, independente de raça e gênero”, alertou o assistente social.

Relacionadas

MAIS ÁRVORES

No Dia da Árvore, ação prevê plantio de 550 mil mudas no Paraná

NO TRÂNSITO

Hoje inicia a Semana Nacional do Trânsito em todo o país

OPORTUNIDADE DE QUALIFICAÇÃO

Senac Guarapuava oferta gratuitamente curso de Vendedor

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com