22/08/2023
Cotidiano

Coleta mobiliza população

imagem-3983

Reserva do Iguaçu – O Programa de Coleta Seletiva em Reserva do Iguaçu promoveu no dia 12, uma mobilização social para incentivar a separação do lixo. O conselho do meio ambiente do município, preocupado com o efetivo andamento da coleta e separação do lixo, foi para a rua distribuir recipientes à população e orientar sobre a importância da separação do lixo pelo cidadão. Mais de 40 pessoas estiveram envolvidas nesta ação, entre representantes das escolas municipais e estaduais, catadores, secretarias municipais, associação comercial, rádio comunitária, representante da polícia ambiental, patrulha ambiental do Peti e instituição religiosa.
A gestora ambiental, Marta. G. Silva, destacou a importância desta ação. “Hoje, se eliminarmos todos os seres humanos sobre a face da terra a natureza se recomporá e sobreviverá com toda a certeza. Porém, se eliminarmos todas as espécies da fauna e flora e a água, o ser humano não sobrevive uma semana. A natureza é tão perfeita que o produto de sua excreção, tais como folhas mortas, flores, frutos, animais mortos, rapidamente é transformado e se torna adubo e retorna em fertilidade do solo. Já o que o ser humano produz leva as vezes até séculos para se decompor. Então é responsabilidade nossa, de cada cidadão pelo menos fazer a separação do lixo que produzimos, de modo a minimizarmos a quantidade de lixo destinado aos aterros sanitários. Hoje a educação ambiental precisa estar presente em todas as nossas atitudes e ações, envolvendo desde as escolas até as grandes empresas públicas e privadas. O tempo agora é de agir pois não temos mais tempo. A natureza já está cobrando seu preço”, finaliza a gestora.
Fonte: Fatos do Iguaçu

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.