22/08/2023



Cotidiano Guarapuava

Colônia Samambaia segue tradição da ‘queima de velas’ no fim da tarde

Moradores acendem velas sobre os túmulos no entardecer do Dia de Finados. "É como se fosse um mar de luzes acesas"

Dia de Finados tem missas nos cemitérios de Guarapuava (Foto: Arquivo/RSN)

Cemitério da Colônia Samambaia (Foto: Fundação Cultural Suábio-Brasileira)

A Colônia Samambaia, em Entre Rios, preserva uma antiga tradição no Dia de Finados. É a ‘queima de velas’ que faz parte da história do distrito, em Guarapuava. De acordo com a Fundação Cultural Suábio-Brasileira, a criação dos cemitérios das cinco colônias suábias possui a mesma importância de uma igreja. Assim sendo, desde o início a comunidade cuida bem dos cemitérios. A manutenção dos túmulos, no entanto, era de responsabilidade das mulheres. “Elas eram vistas limpando-os durante todo o ano. Ninguém queria ser apontado por negligenciar o túmulo da família”.

Conforme a Fundação, é nesses cemitérios que os pioneiros de Entre Rios encontram o descanso final. E para prestar o devido respeito aos mortos, as demais gerações conservam cuidadosamente os túmulos, especialmente no Dia de Todos os Santos e no Dia de Finados.

“As lápides brilham em novo esplendor e toda a área vê-se transformada em um mar de flores. A comunidade reúne-se ao lado das sepulturas e reza pelas almas dos mortos”.  Ainda hoje, a comunidade da Colônia Samambaia mantém a antiga tradição da ‘queima das velas’. Conforme o rito, no final da tarde, acende-se uma vela sobre a sepultura. “É o símbolo de vida eterna. Um mar de luzes brilha sobre o cemitério”.

Nessa ocasião, os adultos explicam às crianças as relações familiares com o falecido. A comunidade entende que a história dos Suábios do Danúbio de Entre Rios também pode ser reconstruída no local da última morada.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo