Com 4 anos de plantio, produtores já colhem pinhão em Bituruna

Bituruna apostou em processo de enxertia da Embrapa e reduziu em 66% o tempo de frutificação, gerando renda e preservado a araucária

Com 4 anos de plantio, produtores já colhem pinhão em Bituruna (Foto: Ascom/Prefeitura de Bituruna)

Produtores que aderiram ao projeto ‘Mais Pinhão’ em Bituruna já estão colhendo as primeiras pinhas e em tempo recorde de frutificação. É que o processo de enxertia desenvolvido pela Embrapa reduz o tempo de produção em 66%.

Dessa forma, com apenas quatro anos do início das primeiras plantações de araucária, o projeto dá frutos. Assim, enquanto um pinheiro normal leva 12 anos para produzir, em Bituruna esse tempo é reduzido para quatro anos.

De acordo com o produtor Ernesto Zemburski, ele já se vê futuramente como um grande produtor de pinhão. “Além do que estamos começando a colher, as árvores já têm pinhas em desenvolvimento para 2021 e 2022. Eu me vejo no futuro um grande produtor de pinhão e ajudando a preservar o meio ambiente”.

Conforme o prefeito Claudinei Castilho, é justamente esses dois pontos que o projeto prevê. Ou seja, a ampliação da capacidade produtiva das propriedades rurais e o combate ao desmatamento com o cultivo da araucária.

“É gratificante ver a concretização de algo sonhado anos atrás e que hoje vai gerar renda para os biturunenses, com baixo custo de manutenção e que ainda colabora com o meio ambiente”.

Segundo o prefeito, o projeto conta com 32 produtores de áreas de assentamentos. “Agradeço ao Ernesto e os parceiros que acreditam e nos ajudaram há quatro anos e também aos que ingressaram ao longo dos anos no projeto. Esta é uma conquista de todos”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

SABORES DA CASA

Site Compre do Produtor agora também conta com venda de cervejas artesanais

BRUCELOSE E TUBERCULOSE

Adapar indica que 25 animais estão doentes em Guarapuava e PG

MELHORIAS NO CAMPO

Pavimentação em estradas rurais facilita a vida no interior de Goioxim

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com