22/08/2023
Geral

Com 60 expositores, Agrária organiza Wintershow

imagem-59473

A Cooperativa Agrária está acelerando os preparativos para a realização da sua tradicional feira anual, denominada de Wintershow. Este ano, o evento acontece entre 16 a 18 de outubro, no distrito de Entre Rios, que se transforma num verdadeiro polo regional de difusão de tecnologia de cereais de inverno. Há um mês para a abertura de mais uma edição, o Wintershow conta com ampla programação e todos os 60 espaços de expositores vendidos. De cunho técnico, o evento espera receber mais de 2.000 pessoas.

Nos dois primeiros dias, palestras de seis pesquisadores da FAPA (Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária) expõem a excelência das tecnologias desenvolvidas para trigo, cevada, canola, aveia, fertilidade, fitopatologia e mecanização agrícola. Quatro especialistas, sendo três nacionais e um convidado da Alemanha, apresentarão temas relacionados às novidades do mercado agrícola, manejo de doenças, influências climáticas e melhoramento de cevada.

Referência em tecnologias de cereais de inverno no Brasil, o Wintershow 2013 repete o formato do ano passado, sendo todo realizado nos campos da FAPA. "O distrito de Entre Rios é um polo regional de difusão de tecnologia de cereais de inverno", frisou o presidente da Agrária, Jorge Karl. "As novidades e tecnologias desenvolvidas estarão novamente presentes no Wintershow", acrescentou.

A programação inicia às 9h do dia 16 de outubro, com o palestrante convidado André Pessoa, da Agroconsult, que abordará o tema "Perspectivas de mercado agrícola de cereais de inverno e verão". Em seguida, o especialista Dauri José Tessmann, da UEM (Universidade Estadual de Maringá), falará sobre "Manejo de doenças em cereais de inverno".

No dia 17, o meteorologista do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), Renato Lazinski, discorrerá, a partir das 9h, sobre a "Influência do clima nas produtividades das culturas de inverno e verão". E, às 11h, terá lugar a palestra internacional com o pesquisador e melhorista alemão Markus Herz, da LfL (Bayerische Landesanstalt für Landwirtschaft – centro de pesquisa agrícola do Estado da Baviera), o qual apresentará "Avanços e perspectivas do melhoramento de cevada na Alemanha".

Durante a tarde ocorrerão as palestras simultâneas dos seis pesquisadores da FAPA, a partir das 13h30. Também haverá espaço destinado à dinâmica de máquinas agrícolas e test drive de pick-ups, com apresentação de novidades tecnológicas por parte de empresas expositoras. Produtores e interessados em adquirir equipamentos terão a oportunidade de avaliá-los com maior acuidade durante o balcão de negócios, que será realizado no dia 18. "O visitante poderá discutir detalhes com nosso pesquisador de mecanização agrícola", explicou o coordenador da FAPA, Leandro Bren.

As pesquisas desenvolvidas pela FAPA possibilitam, aos cooperados da Agrária, materiais com produtividades acima da média brasileira, além de atender as demandas por qualidade exigidas pelos clientes das indústrias de malte, trigo, rações e óleo e farelo de soja da cooperativa. "A pesquisa na Agrária é o nosso norte em relação à atividade agrícola", destacou Jorge Karl. "Estamos presentes em todos os elos da cadeia produtiva, desde a pesquisa até o fornecimento do produto final aos nossos clientes. E isso é apresentado no Wintershow".

O resultado da pesquisa, aliada às recomendações da assistência técnica específica, geraram produtividades recordes dos cooperados da Agrária, os quais chegaram a colher, em média, 4.400 kg/ha de cevada e 3.800 kg/ha de trigo (em 2011). Orientações agronômicas, como a época preferencial de plantio evitaram perdas, mesmo com as intensas geadas registradas em 2013.

Foto/Divugação: Agrária

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.