22/08/2023
Comunidade Guarapuava Paraná Saúde

Com 9 casos confirmados em um dia, Guarapuava tem isolamento de 37%

Guarapuava, Cantagalo e Fernandes Pinheiro registraram nos últimos dias as primeiras mortes em decorrência da doença. Guarapuava soma 58 casos positivos

2020-04-18t123713z_1513645762_rc207g9imsaq_rtrmadp_3_health-coronavirus-brazil

Os 9 casos confirmados na cidade se somaram a outros 49 positivados anteriormente (Foto: Agência Brasil)

Acendeu a luz de alerta. Os casos de Covid-19 têm aumentado de maneira repentina na Região. Cidades de pequeno porte estão confirmando dezenas de casos da doença. Nesta semana, três cidades da Região de Guarapuava registraram a primeira morte em decorrência do novo coronavírus.

No entanto, ainda é possível perceber pessoas descumprindo as determinações das autoridades de saúde sobre o isolamento e o distanciamento social. É sabido que as famílias precisam ser alimentadas, os comércios precisam gerar emprego e impulsionar a economia para o desenvolvimento das cidades. Porém, existem medidas que podem ampliar a proteção da comunidade. E são medidas simples.

Desse modo, economia, saúde, desenvolvimento e prosperidade podem andar de mãos dadas. Mas com responsabilidade e comprometimento, já que todas as pessoas são vítimas do vírus, sendo acometidas ou não por ele.

NOVOS CASOS

No fim da tarde dessa terça (9), a Secretaria de Saúde de Guarapuava alarmou para o crescimento de 18% nos casos confirmados na cidade de um dia para o outro. Em apenas um dia, nove pacientes positivaram para a doença. Guarapuava, Cantagalo e Fernandes Pinheiro registraram as primeiras mortes.

O avanço no Paraná chega a 40% em sete dias, conforme a Secretaria Estadual de Saúde. Pinhão paralisou atividades de uma empresa por 15 dias, depois de quatro colaboradores testarem positivo para a doença.

As autoridades de Saúde mundiais afirmam que o isolamento e o distanciamento social são os maiores aliados no combate ao avanço da contaminação. Desse modo o índice de isolamento social, ideal para que haja controle da propagação, é de 70%. Porém, Guarapuava não chega nem perto disso.

Conforme dados coletados pela empresa In Loco, que tem feito o controle do isolamento social desde o início da pandemia, na segunda (8), apenas 37% dos guarapuavanos cumpriam a determinação do “se puder, fique em casa”. Além disso, segundo as informações, o maior índice já alcançado na cidade foi no dia 24 de maio, um domingo. Neste dia, os índices chegaram a 56%.

(Imagem: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

REGIÃO

Ainda de acordo com os dados da empresa, em Pinhão, na última sexta (5), somente 29% da população mantinham o isolamento. Este dado foi alterado depois da confirmação de novos casos da doença na cidade. Na segunda (8), 44% dos moradores ficaram em casa.

Já em Coronel Domingos Soares, que tem uma população de pouco mais de sete mil habitantes e 143 casos foram confirmados, o isolamento se mantém  em 40% há vários dias. Em Reserva do Iguaçu, onde foi decretado toque de recolher na semana passada, os moradores que estavam cumprindo o isolamento social nessa segunda (8) são 50%.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.