22/08/2023
Cotidiano Guarapuava Paraná Região Saúde

Com mais nove casos, Paraná soma 106 confirmações da doença

Novos casos são de cinco mulheres e quatro homens com idades entre 28 e 49 anos. Do total de confirmados cinco estão em UTI

news_interna_informes_banner_covid_19

Com mais nove casos, Paraná soma 106 confirmações da doença (Arte: AEN)

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou mais nove casos de coronavírus no Paraná nesta quinta (26). O Estado soma 106 confirmações da doença. Os novos casos são de cinco mulheres e quatro homens com idades entre 28 e 49 anos. Assim, os registros são de Curitiba (6), Pato Branco (1), Maringá (1) e Rio Negro (1).

O Paraná tem atualmente 106 pacientes confirmados, sendo que quatro não residem no Estado. Além disso, 613 foram descartados e 3.487 casos estão em investigação. Dentre os confirmados, oito estão em isolamento hospitalar, sendo cinco em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

MUNICÍPIOS COM CASOS CONFIRMADOS

Os municípios com casos confirmados até agora são: Campo Largo (1), Colombo (2), Curitiba (66), Pinhais (3), Rio Negro (1), Ponta Grossa (3), Pato Branco (2). Além de Foz do Iguaçu (5), Cascavel (2), Campo Mourão (1), Cianorte (6) e Paranavaí (1). E ainda, Maringá (3), Faxinal (1), Londrina (3), Guaíra (1) e Telêmaco Borba (1).

Além disso, o Paraná registrou casos de São Paulo (3) e Brasília (1) onde os pacientes foram diagnosticados e procuraram tratamento no Estado, mesmo morando em outro local.

5ª REGIONAL

Na 5ª Regional de Saúde que abrange 20 municípios da Região, incluindo Guarapuava, não foi confirmado nenhum caso do novo coronavírus. Entretanto em Guarapuava, de acordo com Boletim divulgado na tarde desta quinta (26) pela Sesa, existem 20 casos em investigação e seis foram descartados.

Em Marquinho não há caso confirmado, apenas um em investigação. Palmital possui dois casos sendo investigados. Pinhão tem um caso suspeito em análise e um já foi descartado, conforme a Sesa. Já em Pitanga, quatro suspeitas estão sendo investigadas. Prudentópolis tem um caso em análise e um descartado e Turvo possui um caso em análise, segundo o boletim da Sesa.

(Mapa: Reprodução/Sesa)

OUTRAS REGIONAIS

O município de Irati pertence a 4ª Regional de Saúde e conforme o boletim da Sesa de hoje tem 39 casos suspeitos em análise e cinco descartados. Já pela 6ª Regional, União da Vitória tem 12 casos suspeitos sendo analisados e dois descartados.

DADOS

Todas as notificações pelos serviços de saúde de síndromes respiratórias constam no boletim como casos em investigação. A medida cumpre a Portaria nº 454/2020, do Ministério da Saúde, que estabelece novos critérios e procedimentos para registros.

Diariamente, os serviços de saúde dos 399 municípios do Paraná notificam os atendimentos de síndromes respiratórias via sistema. Isso explica o aumento diário significativo nos números em investigação. Porém, nem toda notificação ou caso em investigação significam sejam considerados como suspeitos.

Por fim, a Portaria do Ministério da Saúde exige a notificação imediata. Após isto, o serviço de saúde municipal, através da análise clínica, define se o paciente é um suspeito em potencial e verifica a necessidade, ou não, da coleta de amostra para a realização de testes.

BRASIL

Nesta quinta (26), o Brasil atingiu o número de 77 mortes, com 2.915 casos confirmados do novo coronavírus, conforme o Ministério da Saúde. Assim, de ontem para hoje as mortes passaram de 57 para 77. Os casos confirmados subiram de 2.433 para 2.915, dos quais 1.665 estão no na Região Sudeste.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), nos últimos dois dias, o mundo registrou mais 100 mil novos casos de coronavírus. Por fim, são mais de meio milhão de pessoas infectadas.

Leia outras notícias no Portal RSN.

(*com informações do G1)

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.