22/08/2023



Agronegócio Região

Com mercado em alta, Prudentópolis amplia produção de maracujá

O maracujá é rico em flavonoides, vitamina A e vitamina C, e o brasileiro é o maior consumidor do mundo. 'Prude' distribui 70 mil mudas

MRACUJÁ 1

Maracujá (Foto: Pixabay)

A polpa da fruta é utilizada para fazer suco e as folhas são transformadas em chá. O cultivo do maracujá, também consumido para relaxar e ter um sono melhor, está em alta no Brasil. Aliás, os brasileiros são os maiores consumidores de maracujá do mundo. Com a demanda em alta, o mercado está aquecido e o país se destaca como o maior produtor mundial desse fruto.

Em Prudentópolis, o prefeito Osnei Stadler sabe disso e amplia a oportunidade de diversificação das propriedades rurais. Para isso, 70 mil mudas estão indo para as mãos de produtores. De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Felipe Daciuk, em 2022, a produção local somou 1600 toneladas, cultivados em 130 hectares. A safra gerou R$ 7.440 milhões.

“Os produtores de maracujá cultivam em média 0,5 hectare cada um. São cerca de 130 produtores com previsão de aumento para 180 com o incentivo da prefeitura e a boa perspectiva de mercado. Isso porque os produtores têm mercado garantido”. Empresas e cooperativas absorvem a produção para a fabricação de sucos, polpas ‘in natura’ e chás. Além disso, a florada da planta é um show à parte.

Flor de maracujá (Foto: Pixabay)

O MARACUJÁ

O maracujá é um fruto rico em flavonoides, vitamina A e vitamina C, que podem ajudar no tratamento de diversas doenças, como ansiedade, hiperatividade, e no tratamento de problemas de sono. Além disso, o maracujá ainda é rico em minerais como o potássio e magnésio e tem boas quantidades de fibras.

Assim sendo, promove o controle dos níveis de glicose no sangue, ajudando na perda de peso e prevenindo de problemas crônicos. Entre esses o envelhecimento precoce, colesterol alto ou pressão alta. O plantio começa em meados de agosto e setembro com colheita em abril, maio e junho. “Trata-se de uma renda extra para a agricultura familiar”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo