22/08/2023
Educação Guarapuava

Com novas 11 creches, Guarapuava preenche um vazio de 20 anos na educação infantil

Agora são 27 Cmeis e 3.240 crianças atendidas. Há, ainda, um déficit de 850 vagas

creche1

Inauguração do Cemei no Morro Alto (Foto: Secom)

Há mais de 20 anos sem nova unidade de educação infantil, Guarapuava recupera o vazio com a entrega de 11 novas unidades, das quais, uma ainda em construção. A décima foi entregue na última semana no bairro Morro Alto.

De 2015 até agosto deste ano, já foram criadas 1,3 mil novas vagas destinadas a crianças entre seis meses a 3,11 anos. Com o centro que está sendo construído na Vila Colibri, esse número será de 1.430. No total, Guarapuava possui atualmente 27 Centros de Educação Infantil, localizados principalmente, nos bairros da cidade, que atendem 3.240 crianças, das 7h30 às 18h.

Porém, o déficit ainda será de 850 novas vagas. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy, para absorver a demanda anual, estão sendo feitos estudos junto com o Ministério Público e com a Vara da Infância.

Ainda segundo a secretária, as novas unidades contam com salas de aula, brinquedoteca, lactário, banheiros adaptados, cozinha, refeitório, entre outros espaços adequados para atender os funcionários e as crianças.

É muito mais tranquilidade para os pais e responsáveis que residem na região, pois seus filhos estarão em um lugar seguro e bem estruturado.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.