Comandante da 4ª Região prevê aumento de 20% no efetivo do 16° BPM

Provas para o concurso da Polícia Militar estão previstas para março deste ano e número de policiais obedecerá a densidade populacional

Comandante da 4ª Região da PM prevê aumento de 20% no efetivo do 16° BPM (Foto: Junior Guimarães/RSN)

Em breve o 16° Batalhão da Polícia Militar com sede em Guarapuava terá aumento no efetivo. Conforme o comandante do 4° Comando Regional, Coronel Edmauro de Oliveira Assunção, a expectativa é de que  20% dos 2,4 mil novos policiais sejam destinados para a Região. Esse comando está sediado em Ponta Grossa.

De acordo com o Coronel, sob a jurisdição do 4º Comando estão 70 municípios, incluindo Guarapuava. Entretanto, o perfil é de pequenos municípios. “Nosso quadro regional tem maior potencial de policiamento rural do que urbano. Isso porque somos compostos por municípios como Turvo, Pinhão, entre outros desse porte”.

Hoje o 16° BPM conta com 424 policiais e os novos ainda dependem do concurso público. Segundo o Coronel Edmauro, as provas poderão ocorrer em março deste ano. “Acredito que o nosso comando contará com mais 300 policiais. Porém, a divisão será conforme a densidade populacional”.

DESTACAMENTO DE ENTRE RIOS

O Coronel Edmauro prestigiou a inauguração do Destacamento da Polícia Militar em Entre Rios, nesta segunda (11). Ao Portal RSN, ele destacou a importância da unidade. “Entre Rios é um importante polo de produção agrícola. E as novas instalações do destacamento permitirão um melhor desempenho dos policiais”.

De acordo com o comandante do 16° BMP, Major Cristiano Cubas, o distrito de Entre Rios possui cerca de 10 mil habitantes. “Mesmo assim o índice de ocorrência criminal é baixo”. Conforme o Major Cubas, isso se deve ao policiamento aplicado até o momento e que tinha a parceria da Cooperativa Agrária. Entretanto, a partir de agora o destacamento passa a ter a responsabilidade integral do Estado.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

BOLETIM COVID

HSV confirma 90% de ocupação de leitos de UTI privados da covid-19

ENSINO SUPERIOR

Vestibular da Unicentro segue com inscrições abertas até 4 de fevereiro

IMUNIZAÇÃO

5ª Regional receberá 79.200 unidades de insumos da vacina contra covid-19

Comentários