22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Comandos do 16º BPM e 26º GAC, de Guarapuava, serão substituídos

Mário Jorge Alves Lopes (BPM) e Ricardo Facó Albuquerque (GAC) entregarão suas posições em 20 de novembro e janeiro de 2019, respectivamente

facó-e-mario-jorge

O cenário militar de Guarapuava passará por mudanças nos próximos dias. O tenente-coronel Mário Jorge Alves Lopes, atual comandante do 16º Batalhão da Polícia Militar (BPM), e o coronel Ricardo Facó de Albuquerque, comandante do 26º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), irão entregar os comandos das instituições. O primeiro a deixar a posição será Mário Jorge, no dia 20 deste mês. Já Facó deixará o comando em janeiro de 2019.

Mário Jorge (Foto: Reprodução)

Mário Jorge entrega o comando do 16º BPM após ter ficado pouco mais de um ano à frente da instituição. Ele passou a responder pelo Batalhão em setembro de 2017, na época, substituindo o então coronel Erich Wagner Osternack. Mário Jorge veio a Guarapuava transferido de Curitiba.

Segundo informações da Polícia Militar, quem assumirá o comando do Batalhão é o tenente-coronel Adilson Luiz Lucas Prüsse, da capital paranaense. A troca de comando na instituição é uma prática da Polícia Militar e acontece conforme o interesse do Comando Geral.

26º GAC

Ricardo Facó (Foto: Reprodução)

No caso do Grupo de Artilharia de Campanha, o comando da instituição será assumido pelo tenente-coronel Kensei Arashiro. Facó deixa a instituição após dois anos à frente do 26º GAC.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.