22/08/2023



Saúde

Começa a campanha de vacinação contra a gripe

imagem-37831

Começa neste sábado (5) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que vai proteger também contra a influenza A (H1N1) – gripe suína. A meta é imunizar 24,1 milhões de pessoas até o dia 25 de maio em todo o País.

Devem procurar os postos de saúde idosos com mais de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 2 anos, grávidas em qualquer período da gestação, indígenas e profissionais de saúde.

Crianças que serão vacinadas pela primeira vez deverão tomar duas doses, com intervalo de 30 dias. Aquelas que já receberam uma ou duas doses da vacina no ano passado deverão receber apenas uma este ano. Os demais grupos deverão tomar dose única

 

Em Guarapuava, a campanha acontece em todas as unidades de saúde municipais, entre 8 e 17 horas, até o dia 25 de maio.

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica do município, a meta é vacinar cerca de quatro mil crianças, com idade entre 6 meses e menos de 2 anos. Além de aproximadamente 2.800 gestantes e 15 mil idosos, com mais de 60 anos de idade. “A vacina é uma prevenção contra a doença, que pode trazer riscos e complicações, como pneumonias, sinusites, otites, amigdalites, insuficiência respiratória, podendo levar o paciente a óbito”, alertou o médico e diretor da Vigilância Sanitária, Fernando Pedrotti.

De acordo com Pedrotti, a aplicação das doses deve ser feita em todas as gestantes, independentemente do período gestacional. “Entre os grupos, o das gestantes é o que menos conseguimos vacinar. É extremamente importante que as grávidas recebam a imunização, que também protege o bebê.”, alertou o médico.

Já as crianças e idosos estão mais suscetíveis a gripe por estarem nos extremos da vida. Quem tomou a vacina em 2011, deve tomar novamente este ano. “No caso das crianças de 6 meses a menos de 2 anos, se foram imunizadas no ano passado, precisam tomar apenas uma dose. As crianças que não tomaram, devem receber duas doses, com cerca de 30 dias de diferença”, contou a enfermeira Chayane Ternopowski, da Vigilância Epidemiológica.

 

Com ACS/Prefeitura e Agência Brasil

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo