Começou hoje (11) a segunda fase de vendas de ingressos para a Copa do Mundo de 2014. De acordo com a Federação Internacional de Futebol (Fifa), mais de 220 mil ingressos estarão à disposição dos torcedores para 57 jogos. Nessa etapa não serão vendidos bilhetes para os jogos de abertura e nem para a final, além das partidas da fase de grupos da Seleção Brasileira e das oitavas de final, em Belo Horizonte e São Paulo. As entradas podem ser adquiridas exclusivamente no site da Fifa.
Ontem (10), a entidade anunciou que cobrará uma taxa no valor de R$ 59 para entregar os ingressos. Para quem mora fora do Brasil, o valor será de R$ 94. Os torcedores também terão a possibilidade de retirar os ingressos pessoalmente, nas 12 cidades-sede da Copa.
Em nota publicada em seu site, a Fifa informou que "esse é um serviço opcional especial para os torcedores. Os ingressos são itens valiosos e, como tal, não podem ser simplesmente enviados por um serviço postal comum. É necessário assegurar que esses bens preciosos sejam entregues de forma segura e em condições justas para todos".
Ainda de acordo com a nota, "durante a primeira fase de venda de ingressos, cerca de 55% dos torcedores que conseguiram efetivar a compra, indicaram que estariam interessados em receber os ingressos por meio de um serviço de entrega. Os compradores poderão informar até 30 de janeiro de 2014 se preferem a entrega ou retirada de bilhetes nos postos credenciados. A escolha deve ser feita na conta de ingressos registrada no site oficial da Fifa".
A Fifa conclui o informativo dizendo que "os ingressos efetivamente adquiridos e pagos serão entregues ao endereço indicado pelo comprador dentro de um período de seis a oito semanas antes da Copa. Por razões de segurança, a distribuição de ingressos vai começar apenas no início de abril de 2014, coincidindo em geral com a abertura dos Centros de Distribuição de Ingressos nas cidades-sede".
Na primeira etapa de venda de ingressos, iniciada em agosto desse ano, foram destinados 889.305 bilhetes para pessoas de 188 países. Do total, 71,5% foram comercializados para residentes no Brasil e 28,5% foram para torcedores de outras partes do mundo. Os países com maior número de pedidos são, na ordem, Brasil, Estados Unidos, Argentina, Alemanha, Chile, Inglaterra, Japão, Colômbia, Austrália e México.