Começam as obras da ala de Radioterapia do HC em Guarapuava

De acordo com Odacir Antonelli, a obra terá um custo de R$ 5.714.883,22 e estará concluída em 12 meses, no bairro Cidade dos Lagos

Autoridades anunciam o início das obras de Radioterapia (Foto: Cristina Esteche/RSN)

As obras do espaço que vai abrigar a unidade de Radioterapia do Hospital do Câncer em Guarapuava começam nesta quinta (2). O anúncio foi feito pelo presidente do Conselho Gestor, o empresário Odacir Antonelli e pelo provedor do Hospital São Vicente, Huberto Limberger.

De acordo com Antonelli, a obra terá um custo de R$ 5.714.883,22 e estará concluída em 12 meses, no bairro Cidade dos Lagos. A obra reúne recursos de órgãos públicos e privados, sendo 20% deles da administração pública municipal.

Conforme o projeto, serão 776.62 metros quadrados de área construída para abrigar um ‘bunker’ que receberá o equipamento para a radioterapia. Entretanto, segundo Antonelli, a intenção é contar com mais um equipamento. “Vamos em Brasília em busca de emendas parlamentares para dois aceleradores”.

Bloco 2: unidade de internamento (Foto: Cristina Esteche/RSN)

ATENDIMENTO REGIONAL

Com essa obra o Hospital do Câncer, braço do Hospital São Vicente, contará com três blocos para atender 20 municípios da 5ª Regional de Saúde, sediada em Guarapuava. O universo populacional é de 500 mil habitantes.

A primeira unidade, o Câncer Center iniciará o atendimento no dia 1 de agosto deste ano. Assim, nos dias 22, 23 e 23 de julho uma agenda vai permitir a visitação da imprensa e de autoridades. Conforme Limberger, será uma apresentação das instalações, tanto da quimioterapia quanto do Instituto do Câncer.

Câncer Center (Foto: Cristina Esteche/RSN)

De acordo com o provedor, a área destinada a internamentos terá 90 leitos de enfermaria, outros 10 de UTI e cinco salas no Centro Cirúrgico. “Estará pronto no fim de 2021”.

Para o prefeito Cesar Silvestri Filho, esse é o começo da concretização de uma iniciativa que transformará vidas. “Vamos qualificar o serviço de saúde para aproximadamente meio milhão de pessoas que deixarão de viajar por horas e horas, rumo a outras Regiões do Estado, para trazê-los aqui, perto de casa, onde receberão um dos melhores tratamentos de câncer do Paraná”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

PARCERIA

Leandre diz que Cancer Center é 'divisor de águas' e referência estadual

MAIS CONFIRMAÇÕES

Guarapuava confirma 27 novos casos de covid-19 em 24h

AULA INAUGURAL

UniGuairacá dá início às atividades da 2ª turma de mestrado profissional

Comentários