Lideranças políticas estaduais e nacionais movimentam o cenário político no município de Inácio Martins, a cerca de 60 quilômetros de Guarapuava, na noite desta quinta feira (31). As autoridades emprestam o peso político aos candidatos a prefeito nas eleições suplementares que acontecem neste domingo (03). Três candidatos estão inscritos: Marino Kutianski (PSDB), Valdir Cabral (PDT), que responde interinamente pela administração municipal, e Alvaro Pasqualin (DEM). As eleições suplementares acontecem porque o então prefeito Lauri Setrinski (PSDB) e o vice Douglas Pasqualin (DEM), foram cassados por abuso do poder econômico.
Para tentar arrebanhar votos os candidatos apostam tudo na reta final de campanha. Marino Kutianski elegeu as áreas da saúde, as estradas rurais e a geração de empregos como as principais propostas da campanha. “A saúde do município está um caos. As equipes dos dois postos de Saúde da Família estão incompletas e não há remédios. As estradas estão abandonadas. Temos equipamentos, mas faltam motoristas e operadores de máquinas”, critica. “Os postos de saúde, na cidade e no interior, precisam de médicos, de equipe completa e, principalmente, de medicamentos. As estradas tem que ser preservadas para escoar a produção”.
Atual prefeito interino, Valdir Cabral concorda que a saúde não passa por um bom momento e elege o setor como bandeira principal da campanha. “Precisamos melhor o atendimento na área da saúde e gerar empregos”. Para isso, ele diz que conta com o apoio do empresário Marcio Paulik, que é dono de uma rede de lojas de móveis e que desenvolver um pólo moveleiro no município.
Alvaro Pasqualin, apesar das insistentes ligações telefônicas realizadas pela Rede Sul de Notícias ao seu telefone celular, não retornou o contato.
São propostas como as elencadas que deverão ganhar eco na noite desta quinta feira nos comícios que serão realizados pelos candidatos que polarizam as eleições. Marino realiza o movimento às 19h30 na Rua Rui Barbosa. “Fiz uma boa campanha, indo de casa em casa, e agora chegou a hora do encerramento da campanha, mas estamos confiantes na nossa vitória nas urnas”. Para fortalecer a campanha, participam do comício um grupo peso pesado de lideranças políticas como o secretário de Governo, Cezar Silvestri, o deputado federal Dilceu Sperafico, o prefeito de Guarapuava Cesar Silvestri Filho, e os deputados estaduais Bernardo Ribas Carli e Valdir Rossoni. O secretário do Trabalho, Luiz Carlos Romanelli, impossibilitado de ir a Inácio Martins, gravou um vídeo em apoio a Marino.
Confiança na vitória é o que também não falta a Valdir Cabral. “Já mostramos o que podemos fazer pelos martinenses e 90% dos empreendedores formais apóiam a nossa candidatura. Durante nove meses que estivemos como prefeito conseguimos terminar o Paço Municipal; recursos do PAM (Programa de Apoio aos Municípios) para a construção do módulo da APAE; convênio para calçamento de seis quilômetros; motoniveladora e retroescavadeira (PAC 2)”.
Para fortalecer a campanha Valdir tem o apoio do deputado estadual Artagão Junior, de prefeitos da região, entre outras autoridades. O comício acontece às 20 horas de hoje na Rua 7 de Setembro, esquina com Barão do rio Branco.
Já Álvaro Pasqualin, de acordo com informações, realizou o comício na noite dessa quarta feira (30).