Comissão empresarial vai acompanhar trâmites do aeroporto em Guarapuava

Empresas associadas à Acig são investidoras no projeto

Empresários em reunião (Foto: RSN)

Uma comissão composta por representantes de entidades e de órgãos públicos de Guarapuava vai acompanhar os trâmites que envolvem o Aeroporto Municipal Tancredo Tomas de Faria.

Convocada pela Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (Acig) a reunião nesta terça (30) trouxe a Guarapuava o comandante Clairton Hammer, vice-presidente da Phenix, empresa responsável pela consultoria aeroportuária.

Cledemar Mazzochin (Presidente da Acig) e Sandro Abdanur (Secretário Indústria e Comércio)

A preocupação da classe empresarial, que é parceira do projeto com investimento financeiro, agilizar trâmites que estejam “emperrando o processo. “O nosso objetivo é contribuir para a celeridade do processo de certificação do aeroporto”, disse o presidente da Acig, Cledemar Mazzochin, Segundo ele, para a classe produtiva é de “enorme importância” o funcionamento do aeroporto, pois Guarapuava estará mais próxima de outros estados do Brasil e países do mundo. “O impacto empresarial disso é sem precedentes na história de nossa cidade, por isso, estamos mobilizados em prol deste projeto desde o início”. De acordo com a entidade, 53 empresas associadas estão na parceria.

Comandante Hammer (Foto: RSN)

De acordo com o comandante Hammer,  a aeronave que vai operar os voos comerciais em Guarapuava, requer uma faixa de pista com 300 metros, sendo 150m para cada lado, por questão de segurança. “No limite nasce uma rampa de 1 para 7 metros, na qual nada pode interferir. Por isso, foi preciso a desapropriação de algumas casas e dos hangares, mas um deles estão com ação judicial.  E é justamente essas questões que estamos aguardando para poder dar sequência na documentação”.

A partir disso, será a vez das análises da Agência Nacional de Aviação (Anac) e do Comando da Aeronáutica. “Quando essas análises forem cumpridas então equiparemos o terminal de passageiros e outros espaços, teremos a certificação da Anac e começaremos a voar”.

COMISSÃO

ACIG: Rudival Kasczuk

Sindusmadeira e Casa da Indústria: Marcos Buratti

Câmara: Germano Toledo Alves

CDL: Cláudio Pietrobon

Sociedade Rural: Thiago PfaSindicato Rural: Rodolpho Botelho

Prefeitura: Itacir Vezzaro

OAB: Ivandro Johann

Sindivarejista: Abrão Melhem

 

Comentários