22/08/2023
Cotidiano Educação Paraná

Comitê começa a avaliar protocolo de retorno às aulas

Proposta final deve ser validada pelas autoridades sanitárias da Secretaria da Saúde no dia 28 de julho. Retorno das aulas ainda não tem data prevista

news_interna_WhatsApp_Image_20200709_at_15.58.10

Volta às aulas não tem data prevista no PR (Foto: AENPr)

O Governo do Estado do Paraná anunciou nesta semana os primeiros protocolos a serem analisados para o retorno das atividades escolares presenciais que serão avaliados pelo Comitê de Volta às Aulas. Desse modo, a proposta final deve ser validada pelas autoridades sanitárias da Secretaria da Saúde no dia 28 de julho.

Assim, todos os integrantes do Comitê participaram da apresentação do levantamento de materiais, insumos e itens de proteção individual que serão necessários para o retorno. Assim, na próxima semana, o grupo será dividido por setor para construir a proposta final que será apresentada nos últimos dias de julho.

O retorno das aulas ainda não tem data prevista, mas depende da definição deste protocolo, que após aprovado pelos epidemiologistas da Secretaria da Saúde, será adotado nas escolas de todo o estado. Desse modo, a intenção principal do Comitê é planejar como será a volta dos jovens estudantes e profissionais da Educação para as salas de aula, de forma que, ao ser definida a data, o processo ocorra de maneira organizada.

PLANEJAMENTO

O chefe da Casa Civil, Guto Silva, destacou a importância do planejamento para que, quando a data for estabelecida, cada ente envolvido na Educação saiba qual será o seu papel. “Quem de fato nos dará o aval para nossa data de retorno será a Saúde, a nossa grande intenção é estar preparado para quando tivermos este ok”.

Para Gláucio Dias, diretor-geral da Secretaria da Educação, com o envolvimento de todos os atores da Educação neste Comitê, o estado irá garantir que o plano de retorno, de fato, traga tranquilidade a todos quando for possível retornar.

“Nossa intenção é abrir um canal de diálogo, em que todos possam contribuir na construção de um rigoroso plano de retorno. No fim, quando a situação do coronavírus estiver sob controle, teremos a tranquilidade de que atendemos aos anseios de todos os envolvidos e, assim, garantiremos a segurança dos jovens, profissionais e das famílias paranaenses”, explicou.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.