O ecossistema de inovação ‘Vale do Genoma’ atrai a atenção de interessados de outros estados brasileiros. Nesta quarta (23) por exemplo, uma comitiva de Jataí (GO) viajou 1.100 quilômetros para vir a Guarapuava. Liderada pelo vice-prefeito Geneilton Assis, a equipe participa também do ‘InovaçãoAgro’, encontro que está ocorrendo no ‘Centro de Eventos Cidade dos Lagos’.
Com a marca do Sindicato Rural destina-se a pequenos, médios e grandes produtores rurais. Conforme a entidade, o encontro que acaba nesta quinta (24), promete ser um marco na jornada de transformação do agronegócio brasileiro. Com programa de atividades, o evento oferece palestras, área para ‘start up’, local para venda de produtos regionais, estandes de empresas do ramo agropecuária, área para descanso e praça de alimentação.
De acordo com o Ceo do Cilla Tech Park (CTP), parque tecnológico de Guarapuava, Paulo Alvim, a comitiva goiana veio em busca principalmente, de parceria com o Instituto para Pesquisa do Câncer de Guarapuava (Ipec). Integrando o CTP, o Instituto de pesquisa genômica e plataforma científica atua em diferentes áreas a serviço de pesquisadores e empresas.
A infraestrutura conta com equipamentos de última geração que são fundamentais para a aplicação de metodologias em análise genômica de grande escala. Abrange também diferentes áreas da saúde, como câncer, neurogenética, doenças raras, nutrigenômica, cardiogenética, entre outras. Outro importante papel desempenhado pelo Ipec é a abordagem genômica direcionada à agricultura, pecuária e ciências ambientais. E foi em busca dessa pesquisa no agronegócio que os goianos vieram, incluindo professores da Universidade Federal de Goiás.
TERMO DE COOPERAÇÃO
De acordo com Geneilton Assis, em entrevista ao Portal RSN, a intenção na parceria com o Ipec é colocar Jataí/GO no contexto nacional do genoma. “Estamos assinando um Termo de Cooperação e vamos envolver as nossas secretarias de Saúde, Desenvolvimento Rural e Ciência Tecnologia e Inovação”.
Conforme o vice-prefeito, Jataí é uma das maiores potências do agronegócio do Brasil. Cidade de clima agradável, terra fértil e com uma população estimada em 98.128 habitantes (IBGE 2017), Jataí tem como lema aliar o desenvolvimento ao crescimento. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o município tem um alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) – 0,757 -, acima da média do país e do estado.
O município é também um dos líderes do agronegócio brasileiro. Maior produtor de milho do Brasil, um dos maiores produtores de soja, maior produtor de leite de Goiás (3º maior do Brasil), com uma das mais modernas indústrias de etanol do mundo. E é com esse perfil que o município vem em busca da experiência que vem sendo desenvolvida em Guarapuava. “Somos o primeiro município do Centro-Oeste brasileiro a ter esse termo de cooperação com o Vale do Genoma”.
VALE DO GENOMA
O ecossistema de inovação ‘Vale do Genoma’, conta com cerca de 300 pesquisadores do Paraná e de outros estados. Atua na área de genômica voltadas às áreas de pesquisa. Com suporte de parque tecnológico, incubadoras, aceleradoras e ‘ventures’ trabalha em diferentes projetos para gerar novas tecnologias e novos negócios. Ecossistema de inovação orientado à pesquisa, desenvolvimento em genômica e inteligência artificial aplicados à saúde, agropecuária e meio ambiente.
Leia outras notícias no Portal RSN.