22/08/2023
Geral

Comitiva do Ceará conhece trabalho do Paranacidade

imagem-37389

A experiência dos 15 anos de funcionamento do Paranacidade vai ajudar o Ceará no atendimento aos municípios. Ontem, quinta-feira (19), uma comitiva daquele estado conversou com o secretário estadual do Desenvolvimento Urbano e superintendente do Paranacidade, Cezar Silvestri, e o superintendente executivo do Paranacidade, Wellington Dalmaz.

A comitiva recebeu informações de como foi criado e como atua o Serviço Autônomo Paranacidade e os mecanismos adotados para o financiamento de projetos municipais. “O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) indicou o Paranacidade como modelo. Vamos levar até o governo do Ceará a experiência que encontramos aqui e avançar ainda mais no atendimento prioritário das cidades do nosso estado”, disse o presidente do Instituto de Desenvolvimento Institucional das Cidades do Ceará (Ideci), Júlio Cesar Costa Lima.

De acordo com Silvestri, o interesse constante de outros estados e de outros países em conhecer a forma de trabalho do Paranacidade mostra o elevado índice de eficácia das ações desenvolvidas pela instituição. “Recebemos recentemente, uma comitiva do estado do Amazonas, outra de Goiás e, há poucas semanas, fizemos uma parceria com a cidade de Maputo, capital de Moçambique, na África. E agora recepcionamos os nossos amigos do Ceará, indicados pelo BID”, detalhou.

Paranacidade

Vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano, o Paranacidade foi criado há 15 anos e conta com recursos do Fundo Estadual de Desenvolvimento Urbano (FDU) – operacionalizado por meio da Agência de Fomento do Paraná – e recursos de programas mantidos instituições com internacionais, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para financiar ações e obras de infraestrutura urbana nos municípios

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.