Uma das mais importantes reivindicações dos municípios de Reserva do Iguaçu, Pinhão, Mangueirinha e outros da região está prestes a ser anunciada. A pavimentaçãodos 28 quilômetros da estrada que liga Reserva do Iguaçu a Pinhão, na rota desta a Guarapuava e a região Centro Sul do Paraná, além de Santa Catarina ganha mais força. Uma comitiva liderada pelo prefeito Emerson Julio Ribeiro (PSDB), de Reserva do Iguaçu e composta pelo diretor-presidente da Cooperativa Agrária Entre Rios, Jorge Karl, pelos prefeitos Cesar Silvestri Filho (Guarapuava), Dirceu de Oliveira (Pinhão), AlbariGuiomorvan Ferreira dos Santos (Mangueirinha), além do presidente da Sociedade Rural de Guarapuava Johann Zuber, irá a Curitiba para uma audiência com o governador Beto Richa.
Para se ter uma noção da importância dessa ligação asfáltica para o escoamento da produção, basta dizer que apenas a Agrária produz cerca de 200 mil toneladas de produtos em Reserva do Iguaçu. “Essa ligação é muito importante, pois liga Guarapuava a Pinhão e ao Sudoeste de Santa Catarina. É o maior corredor de milho”, afirmou o diretor secretário da Agrária, Norbert Geier. De acordo com o presidente da Cooperativa, Jorge Karl, um dos principais benefícios que será gerado ao produtor é a redução no valor do frete, podendo acrescentar um lucro a mais, estimado em R$ 1,5 por saca ou R$ 25 por tonelada. “Hoje o milho produzido em Reserva do Iguaçu é escoado por Guarapuava indo a Candói e depois para Pato Branco. Nesse trecho há uma serra íngreme”, observa Karl. Para o diretor superintendente da Agrária, Adam Stemmer, a pavimentação asfáltica nesse trecho se traduz em benefício direto para o agricultor. “É uma ligação econômica com o Sudoeste. Onde há infraestrutura o investimento vem atrás e isso significa desenvolvimento. Qual é a empresa que vai se instalar nessa região se quando chove uma semana não há condições de escoar a produção?”questiona.
Para o prefeito Emerson Julio Ribeiro, o governador Beto Richa e o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Valdir Rossoni (PSDB) sabem a importância que essa obra representa para o desenvolvimento da região. “Temos a certeza de que vamos poder contar com a sensibilidade do governador Beto Richa e que vamos conquistar essa obra, pois ela significa o desenvolvimento de mais uma região do Paraná”.