Cristina Esteche
A deputada Cristina Silvestri (PPS) confirmou a disposição de trabalhar para a implantação de políticas públicas, principalmente, nas áreas social e da agricultura familiar.
Ex-secretária municipal de Assistência Social, Cristina Silvestri diz que leva consigo a experiência adquirida nos bastidores da política durante os 12 anos em que o seu esposo, Cezar Silvestri atuou como deputado estadual. “Sei que vai ser diferente agora como parlamentar, mas conheço todos os trâmites para que possa desenvolver o trabalho a que me propus fazer”.
O enfrentamento às drogas, a geração de renda, a qualificação profissional, as ações preventivas envolvendo crianças, adolescentes e jovens, estão na plataforma defendida pela primeira deputada mulher de Guarapuava, durante a campanha. “Vou trabalhar pela preservação da família, e isso envolve todas as questões citadas. Quero estender os projetos que já dão certo em Guarapuava para outras cidades paranaenses”.
O projeto de enfrentamento às drogas a partir da criação de um departamento específico e de ações que envolvem o público vulnerável socialmente e demais jovens, crianças e adolescentes, com extensão às famílias, já é modelo nacional. Assim como este, outros projetos da Assistência Social implantados por Cristina Silvestri também chamam a atenção de municípios brasileiros. “O nosso trabalho sempre foi realizado a partir de um diagnóstico junto ao nosso público. As aulas de teatro, de balé, de hip-hop, nasceram da demanda de moradores da periferia e está dando certo”.
A agricultura familiar também ganha espaço enrte as ações da nova deputada. "Vou em busca de projetos que levem para o campo a tecnologia que se tem na cidade. É preciso tornar o campo atrativo, com geração de renda, com opções de lazer, com acesso à Internet para que os jovens não queiram sair e contribuam para o desenvolvimento das comunidades".
Cristina Silvestri toma posse em fevereiro de 2015.