
É importante ressaltar que se for preciso, vamos prorrogar os dias de votação da comunidade escolar. Além disso, é preciso reforçar que a escola só entra no programa se a comunidade, por meio desta consulta pública, assim votar a favor.
De acordo com Edil Spínola, o benefício desse novo modelo para a comunidade é muito grande. "Principalmente, na parte da educação disciplinar". Segundo a chefe do NRE, conforme o porte da escola, haverá um diretor civil, um militar e entre dois e quatro monitores militares.
MELHOR MÉDIA NO IDEB
Além dessas vantagens, vale ressaltar que as escolas militares têm maior média no Ideb. Conforme a Educação, esse indicador mensura a qualidade de ensino nos colégios. E ainda: as notas dos modelos militares são 20% maiores que as dos tradicionais. Conforme a Spínola, se o resultado da consulta pública for favorável à implantação nas três escolas, Guarapuava terá as três unidades nesse modelo. Conforme o NRE, a estrutura administrativa e de funcionários continuará com o mesmo número.SEM TESTE SELETIVO
Para entrar nas escolas cívico-militares não haverá teste seletivo. De acordo com Spínola, o aval para a matrícula será o desejo dos pais e do aluno em questão. "Quem já estiver matriculado continuará na escola". Todavia, segundo Edil, se houver mais interessados do que o número de vagas, será aberta lista de espera. Quem estiver matriculado ganhará o uniforme militar de gala que será enviado pelo Governo do Paraná.SINDICATO SE POSIONA CONTRA
Logo após o anúncio feito pelo governador Ratinho Jr (PSD) nessa segunda (26), a APP-Sindicato reagiu. De acordo com a secretária geral da entidade, Vanda Santana as direções das escolas foram surpreendidas. "Só houve divulgação da lista um dia antes da promulgação". Assim, ela também chama a atenção para o curto prazo da consulta pública. "Em menos de 24 horas começou a consulta. Sem haver um momento de debate e conscientização com a comunidade ou categoria". Assim sendo, essa reação encontra eco na Assembleia Legislativa do Paraná. De acordo com as informações, o líder da bancada do PT na Assembleia, deputado Tadeu Veneri protocolou uma representação junto ao Ministério Público Estadual. Ele pede a suspensão da consulta sobre a conversão das escolas públicas ao modelo cívico-militar. "São 215 colégios listados pelo governo que está buscando o aval da comunidade sem prévio debate sobre a medida, segundo o parlamentar". Leia outras notícias no Portal RSN.