22/08/2023



Cotidiano Educação Guarapuava

Comunidade escolar se mobiliza com abaixo-assinado contra decisão da SEED

Os manifestantes se reuniram hoje em frente ao Colégio Visconde de Guarapuava. Eles estão coletando assinaturas para protocolar no NRE

WhatsApp Image 2023-02-13 at 10.53.27

Pais, alunos e comunidade se reuniram hoje, em frente ao colégio. Eles estão coletando assinaturas para protocolar o documento no NRE (Foto: Vallery Nascimento/Portal RSN)

Pais, alunos e professores do Colégio Visconde de Guarapuava estão se mobilizando com um abaixo-assinado contra a decisão da Secretaria Estadual de Educação (SEED/PR). Na manhã desta segunda (13), os manifestantes estavam em frente ao colégio exigindo eleições para uma nova diretoria. Eles pretendem protocolar o documento no Núcleo Regional de Educação.

Isso porque, a direção – composta por três diretores – deixou o cargo na última quinta (9), após uma decisão da SEED/PR. De acordo com a secretaria, a destituição ocorreu devido ao não atendimento dos parâmetros estabelecidos pela Lei 7.943 de 22 de junho de 2021, principalmente em relação a frequência dos alunos e a busca ativa.

Por isso, hoje (13), os protestantes se reuniram novamente em frente à instituição. Os alunos fizeram cartazes e faixas cobrando democracia nas escolas.

A programação incluía uma concentração, pronunciamentos e uma passeata até o Núcleo Regional de Educação. No entanto, pela manhã, alguns alunos receberam a informação de que não haveria a manifestação e por isso, entraram para a aula. Assim, os manifestantes gritavam para que os estudantes saíssem do colégio e fossem protestar. Como também, pediam a participação de professores e da comunidade.

POSICIONAMENTO DOS PAIS

Na última sexta (10), houve a primeira manifestação dos estudantes. Agora, pais e mães se mobilizam nos protestos e no abaixo-assinado para cobrar uma resposta do Estado. Além disso, os responsáveis também estão registrando denúncias na ouvidoria da secretaria.

Cleri Oliveira é mãe da aluna do terceiro ano Lara Elena Oliveira Bona. As duas estão envolvidas na causa e na manifestação. Ela votou na eleição de 2021 e pede agora para que possa votar novamente.

Não podemos permitir nenhuma decisão que retire a nossa participação. É preciso que haja diálogo com a SEED e o NRE. Achei que os apontamentos [feitos pela SEED] não correspondem à parte pedagógica da escola, que para nós pais é o mais importante. Os apontamentos que fizeram não justificam a destituição do cargo da direção, eles podem ser revistos e dá para estipular um prazo para que sejam alcançados. Mas não houve perdas na questão da aprendizagem.

Lara Elena Oliveira Bona também se pronunciou em frente ao colégio e pediu que o prazo para os apontamentos seja estendido. “Eu acho que, como estudantes, é muito importante que a gente se manifeste em defesa da democracia. Nossos direitos estão sendo retirados, como o direito a escolha, ao voto e a nossa participação efetiva na democracia. Queremos um prazo maior para cumprir essas metas, já que nós não recebemos nenhuma justificativa plausível para destituição da direção”.

Lara durante o pronunciamento (Foto: Vallery Nascimento/Portal RSN)

APOIADORES

A mobilização teve o apoio do movimento estudantil, da vereadora Terezinha e também do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP Sindicato). Conforme Jane Almeida, parte da APP, os itens apontados pela SEED/PR são impossíveis de serem alcançados.

A partir do momento que você destituí uma diretoria de Colégio eleita pela comunidade, você diz que o voto dela não vale. Nós somos favoráveis a democracia. A destituição ocorreu por itens impossíveis de serem cumpridos e fora da lei, porque um dos itens que eles cobram é a presença dos alunos. O índice de frequência caiu não só no Colégio Visconde, caiu em todos. Se nós usarmos isso como pressuposto para destituir uma direção, nós usaríamos para destituir todas as direções.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo