Os 130 produtores cadastrados para comercializarem seus produtos através do Programa Compra Direta da Conab estão na expectativa de que o programa seja retomado em Guarapuava até a próxima semana (leia programa de Carli está sob investigação federal). De acordo com o secretário de Agricultura de Guarapuava, Itacir Vezzaro, a documentação para a retomada do Programa está em Brasília. “Acreditamos que até a próxima semana tudo esteja normalizado. Nós estamos fazendo nossa parte e deixando tudo organizado para que os produtores estejam prontos para entregar seus produtos assim que ocorrer a liberação”.
Com o objetivo de preparar os pequenos produtores rurais de Guarapuava e região, na tarde desta terça-feira (17), eles participaram de uma reunião na Secretaria de Agricultura para receber orientações sobre o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). O objetivo é fortalecer a agricultura familiar no município, utilizando mecanismos de comercialização que favoreçam a aquisição direta de produtos, agregando valor.
Segundo Itacir Vezzaro, a Conab, com o apoio da Carmug (Central de Associações Rurais do Município de Guarapuava), vai comprar parte da produção dos agricultores familiares e destinar a entidades. “Os produtores terão a oportunidade de aumentar sua produção e comercializar com garantia e por um bom preço. As entidades vão receber alimentos frescos, toda a semana e direto do produtor. Além disso, a secretaria vai fornecer toda a assistência técnica aos agricultores, como técnicos agrônomos, nutricionistas, veterinários. Vamos acompanhá-los diariamente”.
Ao todo, 130 famílias de pequenos produtores foram cadastradas. “Nós precisamos desse incentivo. Esta é a primeira gestão que olha com tanto cuidado para os pequenos agricultores, sempre buscando parceria dos governos Estadual e Federal para beneficiar e nos trazer oportunidade de crescimento”, afirma a agricultora Maria Eleonora Zelinski, 52 anos. Os agricultores que não fizeram o cadastro para o PAA podem participar do programa da merenda escolar e da feira do agricultor, que estão sendo organizados pela secretaria.
Atendendo ao PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), a Prefeitura de Guarapuava está fornecendo produtos da agricultura familiar para a merenda das escolas, Cmeis e projetos de educação municipais. São alimentos de panificação, verduras, legumes e frutas, que somam 30% do volume total adquirido para a merenda municipal. A distribuição conta com a parceria da Secretaria de Educação e da Carmug.