Conass cria site paralelo para dados sobre a covid-19 no país

Ministério da Saúde retirou os dados sobre o avanço da covid-19 no país e atrasou divulgação do boletim diário para às 22h. Conselho vai divulgar às 17h

Conass cria site paralelo para dados sobre a covid-19 no país: presidente do Conass, Alberto Beltrame (Foto: divulgação/Conass)

O ‘apagão’ dos dados sobre a covid-19 e o atraso na divulgação dos boletins diários sobre o avanço da doença  no site do Ministério da Saúde, gerou a criação de um site paralelo.

Criado pelo Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), nesse domingo (7), o portal vai expor os dados sobre o novo coronavírus todo dia às 17h. É nesse horário que o boletim é enviado ao MS.

De acordo com o presidente da entidade, Alberto Beltrame, que é secretário de Saúde do Pará, o Conass pauta sua atuação pelo mais alto interesse público, respeito à diversidade e pluralismo democrático.

O APAGÃO

Na sexta (5) o site do Ministério da Saúde sofreu um ‘apagão’ e foi republicado no sábado (6). Porém, apenas com registros da covid-19 das últimas horas, sem o total de pessoas infectadas desde o início da pandemia. Também foi omitido o acumulado de óbitos provocados pela doença no país.

De acordo com as informações da imprensa nacional, ainda na sexta (5), por volta das 21h45, o painel do Ministério da Saúde trouxe um aviso de que o site estava em manutenção.

Após a repercussão negativa nacional e internacionalmente, parlamentares da oposição e procuradores do Ministério Público Federal devem apresentar ações na Justiça contra o atraso na divulgação de dados do novo coronavírus no Brasil. De acordo com o  MPF  o atraso trata-se de “pura omissão de informações, dolosa”.

Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, uma procuradora disse que esse fato é “como na época da ditadura, com a epidemia de meningite”. Conforme a procuradora, “apagar os números é apagar a memória de cada um que se foi”.

A NOTA DO CONASS

“O Conass pauta sua atuação pelo mais alto interesse público, respeito à diversidade e pluralismo democrático. Nosso valor maior é a vida. A defesa da saúde e da vida é nosso compromisso inabalável com os brasileiros.

Tendo a democracia como princípio, o Conass busca incessantemente o consenso para o fortalecimento do sistema de saúde que todos desejamos. Um SUS capaz de acolher, proteger, promover, recuperar e salvar vidas de todos os brasileiros, com empatia, solidariedade e compaixão é o que queremos.

A ciência, a verdade e a informação precisa e oportuna são fios condutores do processo orientador da tomada de decisão na gestão da saúde.

Assim, disponibilizamos, a partir de hoje, o Painel Conass – Covid-19, atualizado diariamente até às 18h.

Trabalharemos continuamente para aperfeiçoa-lo, para o que contamos com colaboração de todos.

Alberto Beltrame
Presidente do Conass”

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

VOLTA AO TRABALHO

Após reuniões sindicais, greve dos Correios acaba oficialmente

COMO ASSIM?

Bolsonaro diz que a Amazônia é 'úmida' e 'só pega fogo pelas bordas'

NO TRÂNSITO

Hoje inicia a Semana Nacional do Trânsito em todo o país

Comentários