Conass cria site paralelo para dados sobre a covid-19 no país

Ministério da Saúde retirou os dados sobre o avanço da covid-19 no país e atrasou divulgação do boletim diário para às 22h. Conselho vai divulgar às 17h

Conass cria site paralelo para dados sobre a covid-19 no país: presidente do Conass, Alberto Beltrame (Foto: divulgação/Conass)

O ‘apagão’ dos dados sobre a covid-19 e o atraso na divulgação dos boletins diários sobre o avanço da doença  no site do Ministério da Saúde, gerou a criação de um site paralelo.

Criado pelo Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), nesse domingo (7), o portal vai expor os dados sobre o novo coronavírus todo dia às 17h. É nesse horário que o boletim é enviado ao MS.

De acordo com o presidente da entidade, Alberto Beltrame, que é secretário de Saúde do Pará, o Conass pauta sua atuação pelo mais alto interesse público, respeito à diversidade e pluralismo democrático.

O APAGÃO

Na sexta (5) o site do Ministério da Saúde sofreu um ‘apagão’ e foi republicado no sábado (6). Porém, apenas com registros da covid-19 das últimas horas, sem o total de pessoas infectadas desde o início da pandemia. Também foi omitido o acumulado de óbitos provocados pela doença no país.

De acordo com as informações da imprensa nacional, ainda na sexta (5), por volta das 21h45, o painel do Ministério da Saúde trouxe um aviso de que o site estava em manutenção.

Após a repercussão negativa nacional e internacionalmente, parlamentares da oposição e procuradores do Ministério Público Federal devem apresentar ações na Justiça contra o atraso na divulgação de dados do novo coronavírus no Brasil. De acordo com o  MPF  o atraso trata-se de “pura omissão de informações, dolosa”.

Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, uma procuradora disse que esse fato é “como na época da ditadura, com a epidemia de meningite”. Conforme a procuradora, “apagar os números é apagar a memória de cada um que se foi”.

A NOTA DO CONASS

“O Conass pauta sua atuação pelo mais alto interesse público, respeito à diversidade e pluralismo democrático. Nosso valor maior é a vida. A defesa da saúde e da vida é nosso compromisso inabalável com os brasileiros.

Tendo a democracia como princípio, o Conass busca incessantemente o consenso para o fortalecimento do sistema de saúde que todos desejamos. Um SUS capaz de acolher, proteger, promover, recuperar e salvar vidas de todos os brasileiros, com empatia, solidariedade e compaixão é o que queremos.

A ciência, a verdade e a informação precisa e oportuna são fios condutores do processo orientador da tomada de decisão na gestão da saúde.

Assim, disponibilizamos, a partir de hoje, o Painel Conass – Covid-19, atualizado diariamente até às 18h.

Trabalharemos continuamente para aperfeiçoa-lo, para o que contamos com colaboração de todos.

Alberto Beltrame
Presidente do Conass”

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

DEFINIDO

MEC anuncia novas datas para provas do Enem 2020

COVID-19

Recuperados da covid-19 ainda podem propagar o vírus

100 DIAS DE COVID

33% dos pacientes positivados em Guarapuava já estão curados

Comentários