Concurso Café Qualidade Paraná abre período de inscrições

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas nas unidades regionais do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) até o dia 2 de outubro

Rota do Café na Fazenda Palmeira no Distrito de Santa Mariana em Londrina. (Foto: José Fernando Ogura/ANPr)

A Câmara Setorial do Café do Paraná e a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento divulgaram o novo regulamento do 18º Concurso Café Qualidade Paraná. Assim, objetivo é valorizar e fortalecer a produção de cafés especiais, na busca de novas oportunidades de negócios para os produtores.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas nas unidades regionais do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater (IDR-Paraná) até o dia 2 de outubro de 2020. Porém, mesmo com a pandemia do novo coronavírus, a Comissão Organizadora Estadual avaliou que é importante manter o concurso. Conforme o gerente da Câmara Setorial do Café do Paraná, Francisco Barbosa Lima, as atividades não param. “O agronegócio não para, e o concurso é um forte estimulo para continuar melhorando a qualidade da produção”.

Para o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, o evento estimula a qualificação dos agricultores paranaenses. “Então, é um meio de garantir aumento da renda aos cafeicultores e sustentabilidade à produção”.

CATEGORIAS

O concurso vai ter duas categorias: Café Natural e Café Cereja Descascado ou Despolpado. A cerimônia de premiação dos vencedores está prevista para o início de novembro. Os lotes vão ser avaliados por uma comissão julgadora, constituída pela Comissão Organizadora Estadual e composta por classificadores e degustadores.

Dessa maneira, o julgamento vai acontecer no Centro de Pesquisa em Qualidade do Café do IDR-Paraná em Londrina.

PREMIAÇÃO

Com isso, os lotes classificados até o 5º lugar de cada categoria vão ter garantia de compra pela Comissão Organizadora a preço da BM&F do dia anterior ao evento de encerramento, acrescido de, no mínimo, 50%.

SUSTENTABILIDADE

Além disso, outra categoria do concurso é a de Sustentabilidade. Portanto, os produtores que optarem em participar da avaliação, precisam preencher uma planilha com informações detalhadas que incluem a gestão da propriedade, manejo e conservação do solo, entre outras coisas.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

PELA SAÚDE

Unidades de saúde de Guarapuava recebem novos profissionais

UTILIDADE PÚBLICA

Obras impedem tráfego em ruas do Centro de Guarapuava

QUEDA DO WHATS

Em tempo de conexão, queda do WhatsApp deixa usuários apreensivos

Comentários