Concurso Café Qualidade Paraná abre período de inscrições

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas nas unidades regionais do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) até o dia 2 de outubro

Rota do Café na Fazenda Palmeira no Distrito de Santa Mariana em Londrina. (Foto: José Fernando Ogura/ANPr)

A Câmara Setorial do Café do Paraná e a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento divulgaram o novo regulamento do 18º Concurso Café Qualidade Paraná. Assim, objetivo é valorizar e fortalecer a produção de cafés especiais, na busca de novas oportunidades de negócios para os produtores.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas nas unidades regionais do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater (IDR-Paraná) até o dia 2 de outubro de 2020. Porém, mesmo com a pandemia do novo coronavírus, a Comissão Organizadora Estadual avaliou que é importante manter o concurso. Conforme o gerente da Câmara Setorial do Café do Paraná, Francisco Barbosa Lima, as atividades não param. “O agronegócio não para, e o concurso é um forte estimulo para continuar melhorando a qualidade da produção”.

Para o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, o evento estimula a qualificação dos agricultores paranaenses. “Então, é um meio de garantir aumento da renda aos cafeicultores e sustentabilidade à produção”.

CATEGORIAS

O concurso vai ter duas categorias: Café Natural e Café Cereja Descascado ou Despolpado. A cerimônia de premiação dos vencedores está prevista para o início de novembro. Os lotes vão ser avaliados por uma comissão julgadora, constituída pela Comissão Organizadora Estadual e composta por classificadores e degustadores.

Dessa maneira, o julgamento vai acontecer no Centro de Pesquisa em Qualidade do Café do IDR-Paraná em Londrina.

PREMIAÇÃO

Com isso, os lotes classificados até o 5º lugar de cada categoria vão ter garantia de compra pela Comissão Organizadora a preço da BM&F do dia anterior ao evento de encerramento, acrescido de, no mínimo, 50%.

SUSTENTABILIDADE

Além disso, outra categoria do concurso é a de Sustentabilidade. Portanto, os produtores que optarem em participar da avaliação, precisam preencher uma planilha com informações detalhadas que incluem a gestão da propriedade, manejo e conservação do solo, entre outras coisas.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

UTILIDADE PÚBLICA

Energisa divulga desligamento programado para Guarapuava

FAMÍLIAS VULNERÁVEIS

Energisa e Unesco distribuem 420 cestas básicas em Guarapuava

AINDA DÁ TEMPO

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 38 milhões neste sábado (24)

Comentários