Poemas sobre liberdade e prisão. São as vivências pessoais que servem de inspiração para os 22 detentos que participaram da edição deste ano do “Círculo de Leitura: dialogando a literatura no cárcere”, projeto de extensão promovido pela Seção de Relação Comunitária do Câmpus de Irati da Unicentro (Serecom), em parceria com o Conselho da Comunidade da Comarca de Irati.
Eles ganharam brindes doados por empresários da Região, como toalhas, chinelos e itens de higiene, e receberam certificados de participação no concurso literário. Além disso, uma comissão formada por professores da Unicentro e por representantes da Secretaria de Assistência do município avaliaram os escritos e escolheram os três melhores em cada categoria.
Na competição, os poemas foram divididos de acordo com os projetos desenvolvidos pelo Conselho no local. O primeiro deles, “Pedagogia da Inclusão: Letramento e Escrita”, promove aulas semanais para os presos com baixa escolaridade.
Enquanto o segundo, “Liberdade pela Leitura”, trabalha com a produção da resenha dos livros que são lidos pelos detentos. As duas iniciativas permitem a remição de parte da pena dos participantes.
Leia outras notícias no Portal RSN.