22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Conferência em Guarapuava aborda os desafios de envelhecer

Encontro também auxilia no alinhamento de políticas públicas municipais sobre o tema para os próximos dois anos

idosos-guarapuava

(Foto: Divulgação/Secom)

Idosos de Guarapuava participaram da 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, que contou com um debate sobre os desafios de se envelhecer. A palestrante foi a pedagoga Adriana Santos de Oliveira, que abordou os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas, trazendo discussões sobre os direitos e deveres dos idosos, também como enfrentar a violação desses direitos.

De acordo com a secretária executiva dos conselhos e coordenadora geral da conferência, Jeane Ramos Silvério Garcia, a conferência serve, também, para o alinhamento de políticas públicas em relação os idosos para os próximos dois anos.

“As ações que forem propostas hoje vão ser repassadas a outras instâncias para que possam ser executadas. É um momento de ouvir os anseios principalmente dos idosos e dos profissionais que trabalham em prol de atender as necessidades da melhor idade”.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Maria Regina Vargas, avalia como é necessário a junção dos poderes públicos para que as ações em prol dos idosos sejam efetivadas.

“A conferência é um momento para todos os segmentos da sociedade que atuam nessa área estarem presente. É um instante principalmente do idoso dissertar sobre suas angústias e expectativas para que as ideias sejam levadas ao poder público”, destacou.

O evento foi promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos do Idoso e a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com a Unicentro na última sexta feira (30), no campus Cedeteg.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.