22/08/2023
Política

Confirmado: Cesar Silvestri Filho permanece como prefeito de Guarapuava

Cesar era pré-candidato ao Governo do Estado do Paraná

cesar-silvestri-filho

O prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho (PPS), confirmou, de maneira informal, que não é mais pré-candidato ao Governo do Estado do Paraná. O Portal RSN já havia antecipado, na última segunda feira (26), que Cesar provavelmente recuaria da corrida pelo governo. A confirmação veio em um pronunciamento feito pelo prefeito durante um evento realizado em Guarapuava nesta semana.

“Aos que não gostam de mim, eu queria dar a notícia que vocês vão ter que me engolir por mais um tempo. Aos que gostam, vamos continuar juntos”.

(Vídeo de Jacir Queiroz)

Embora a pré-candidatura de Cesar ao Governo do Paraná tenha ganho visibilidade na mídia paranaense e o seu nome tenha surgido em pesquisas de intenções de votos, a renúncia do governador Beto Richa proporcionou a consolidação de ampla coligação em torno da candidatura da vice, Cida Borghetti. Ela assumirá o governo a partir de 7 de abril, cooptando grande parte dos partidos em torno do seu nome. Esta situação também influenciou na decisão do prefeito de Guarapuava, justamente pela dificuldade em cooptar partidos para coligação visando, principalmente, a ampliação do horário político no rádio e na televisão. Hoje o PPS possui apenas 12 segundos, tempo insuficiente para a construção de qualquer discurso televisivo, quanto mais para o repasse de propostas do plano de governo.

Com o recuo de Cesar, Guarapuava continuará com quem foi reeleito para um segundo mandato e que concluirá o que começou. Mas um fator fundamental que deverá ser encabeçado pelo prefeito é ampliar o protagonismo político do município e da região, a partir da recondução e ampliação da bancada de Guarapuava na Assembleia Legislativa do Paraná e a ocupação de uma cadeira na Câmara Federal.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.