Confirmado mais um caso de leptospirose em Guarapuava

Este é o segundo caso de 2019 no município. Paciente passou por tratamento e recebeu alta

(Foto: Divulgação)

A Secretaria de Saúde de Guarapuava recebeu nesta semana a confirmação de mais um caso de leptospirose no município. De acordo com informações do Hospital Santa Tereza, que prestou o atendimento médico, a paciente de 30 anos procurou a instituição hospitalar no dia 16 de janeiro. Por apresentar comprometimento nas funções do fígado, a mulher foi encaminhada à Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde permaneceu por 24 horas. Depois de apresentar melhora do quadro clínico, a paciente continuou em tratamento por mais quatro dias e foi liberada em 20 de janeiro.

Conforme informações da enfermeira responsável pelo setor de controle de infecções e vigilância epidemiológica do Hospital, Ana Cláudia Gomes de Assis, a paciente reside na comunidade Rio das Pedras e, relatou ao dar entrada no hospital, ter entrado em contato com urina de rato em um galpão da propriedade rural em que mora.

“Ela nos passou que no local em que guardava os insumos em sua propriedade teve esse contato e, por isso, é ainda mais importante o alerta à população pois são dois casos em ambientes diferentes. No caso dela, conseguimos tratá-la e evitar que a paciente tivesse sequelas”, declarou.

Este é o segundo caso confirmado de leptospirose este ano em Guarapuava. No primeiro caso confirmado em 2019, o paciente morreu. A vítima era moradora da vila Cascavel e teve contato com água da chuva que inundou a residência durante um temporal na cidade. A suspeita é que a contaminação tenha ocorrido durante a enchente.

Ainda segundo a Secretaria de Saúde municipal, além das duas confirmações este ano, outros quatro casos suspeitos aguardam o resultado dos exames. Destes, dois são de Guarapuava e dois são de municípios da região. Em 2018, Guarapuava teve dez casos suspeitos, sendo que apenas um deles foi confirmado. O paciente passou por tratamento e não ficou com sequelas.

Relacionadas

EQUIDADE

Pesquisa de professora da Unicentro é base para PLP que trata de equidade na política

GUARAPUAVA

Tropeada homenageia morador do distrito do Guará, em Guarapuava

PROGRAME-SE

2º Baterasso ocorre neste domingo (24), no Shopping Cidade dos Lagos, em Guarapuava

Comentários