22/08/2023
Educação Guarapuava

Congresso Internacional de Filosofia tem inscrições abertas em Guarapuava

"Bioética e Tecnologia" é tema dos debates entre 27 e 31 de maio

Gilmar e Marciano - filosofia

Professores Gilmar e Marciano (Foto: Gilson Boschiero/RSN)

Um dos temas mais atuais, “Bioética e Tecnologia”, pauta o XI Congresso Internacional de Filosofia da Unicentro, de 27 a 31 de maio, no campus Santa Cruz da Universidade de Guarapuava. As inscrições já estão abertas.

De acordo com o chefe do Departamento de Filosofia e coordenador geral do congresso, Gilmar Szczepaniki, a proposta é debater interdisciplinarmente sobre os efeitos da tecnologia em questões bioéticas em sentido amplo, tanto aquelas que afetam diretamente a vida do ser humano, como aquelas que afetam o meio-ambiente.

“A nossa intenção é aproximar a filosofia da comunidade local, com temas abertos e recentes dentro da agenda filosófica, nacional e internacional. Por isso, o congresso é aberto à comunidade”.

Segundo o professor Marciano Spica, que também organiza o congresso, todos tem o que pensar e o que dizer da bioética e da influência da tecnologia na atualidade, pois interfere no noticiário, nas decisões políticas tendo uma inserção direta na vida das pessoas. “A filosofia tem que debater esses temas e como há um preconceito em relação à filosofia esse congresso quer mostrar o contrário”.

INSCRIÇÕES

As inscrições para comunicações ficam abertas até o dia 30 de abril de 2019. Serão aceitos trabalhos relacionados à temática central, Bioética e Tecnologia, e também trabalhos não relacionados a tal temática, mas que tenham caráter filosófico.

As inscrições para ouvintes ficam abertas até o dia 24 de maio de 2019. Inscrições e mais informações através do site: evento.unicentro.br/site/conifil/2019

PALESTRANTES

Hugh Lacey (Swarthmore College – EUA)
Darlei Dall’Agnol (UFSC)
Sandra Baquedano Jer (Universidad de Chile)
Milene Tonetto (UFSC)
Alcino Bonella (UFU)
Diego Lawler (CONICET – Argentina)
Jelson de Oliveira (PUC-Paraná)

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.