Conheça o mercado de produtos da terra de Guarapuava

O Mercado Produtos da Terra, que fica na Rodoviária de Guarapuava, inaugurado em dezembro de 2019, reúne pequenos produtores guarapuavanos

O Mercado Produtos da Terra, que fica na Rodoviária de Guarapuava, inaugurado em dezembro de 2019, reúne pequenos produtores guarapuavanos que plantam, fabricam e embalam o produto encontram espaço para comercializar suas mercadorias. Tudo isso, utilizando o ambiente de economia solidária como base.

Confere a lista com 10 produtos que você pode encontrar por lá:

Defumados e galinha caipira

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Salames, defumados e galinha caipirinha. Essas delícias seu Odair Zorzi e a família vendem no Mercado Produtos da Terra. Desde o cuidado até o abate dos animais é tudo feito na propriedade da família Zorzi, no Monte Alvão.

Verduras e legumes

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

A Associação São José, do Rio das Pedras, vende diversos produtos como cebolinha, chuchu, abobrinha e repolho. Assim, formada por um grupo de agricultores familiares, a associação possui um local preparado para que os produtores possam higienizar e fazer os procedimentos adequados antes do alimento chegar ao mercado.

Artesanatos religiosos

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Artigos religiosos como terços, rosários e colares são feitos por Pedro Luiz e Edicléia Silveira. O casal começou a fazer artesanato há cinco anos, como forma de obter uma renda extra para a família e ajudar no tratamento da filha com paralisia cerebral. Hoje, tudo que produzem está disponível à venda no Mercado Produtos da Terra.

Pinturas em pano e crochê

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Os clubes de mães Tecendo amor e Nossa Senhora Aparecida buscam, através do artesanato, uma forma de aumentar a renda e uma terapia para os dias ruins. Nos projetos, as mulheres fazem artesanatos como crochê e pinturas em tecido. As integrantes preservam o espírito de união, para que seja possível conversar sobre novas ideias e dividir o lucro de forma igualitária.

Artesanatos decorativos

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Lápis decorados, canetas e vidros de biscuit são alguns dos artesanatos produzidos por Viviane Rodrigues. A artesã vende diversos produtos para ajudar na renda familiar. Os objetos decorados são escolhidos e feitos cuidadosamente, buscando oferecer o melhor resultado possível.

Bolos e tortas

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Para os apaixonados por doces, delícias caseiras como bolos e tortas também são vendidos no Mercado. Além de uma diversificada opção de sabores e receitas, existem vários fabricantes como o Doces e Desejos e o Caseirinho, aumentando ainda mais as opções do cliente.

Pães

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Pão, broa e cuca são alguns dos quitutes fabricados pela Larissa Prestes e seu marido. O casal faz todo o processo de produção em casa e depois de embalado leva até o Mercado Produtos da Terra.

Lembrancinhas de Guarapuava

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Lobo Guará, cerejeiras e araucárias são alguns dos temas que inspiram o Ateliê Lembranças de Guarapuava. As lembrancinhas feitas pela Lia Mirian, são uma ótima opção para presentear amigos e familiares, que amam a nossa cidade. A artesã começou a fazer lembrancinhas após perceber a necessidade de produtos sobre a cultura de Guarapuava e encontrou no Mercado Produtos o espaço perfeito para disseminar seu trabalho.

Mel

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Quem não gosta de um mel para adoçar a vida? O mel Ballottin é produzido pelo casal Antônio e Valdira Ballottin. Eles vendem diversos produtos oriundos do mel de abelha como cera e favo. Os produtos são feitos na chácara Santo Antônio, local em que o casal cria as abelhas.

Mudas

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

No mercado é possível encontrar também produtos de arborização, mudas de plantas medicinais, ornamentais, temperos e frutas. Todas as mudas são produzidas na Chácara Rio das Pedras, pela família do Anderson Luiz Drugos. Sem a utilização de defensivos agrícolas, o substrato é composto por terra areia e adubo.

SERVIÇO

Se interessou? Esses são apenas alguns dos produtos da nossa terra. Visite e conheça nosso mercado, que funciona de funciona de segunda a sexta, das 13h às 19h e aos sábados, das 9h às 17h.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

CRIME AMBIENTAL

Aplicação de inseticida mata abelhas em comunidade em Turvo

AJUDA URGENTE

'Vidas por Vidas' faz rifa solidária para não fechar as portas

TURISMO RELIGIOSO

Caminho da fé: estações da Via Sacra estão em fase final de construção

Comentários