Cristina Esteche
Ponta Grossa – Quer aproveitar os dias ensolarados deste final de semana para um passeio agradável, em contato com a natureza e com as belezas que ela nos oferece? Pois a dica é ir até ali, em Ponta Grossa. Em cerca de duas horas e meia de viagem, saindo de Guarapuava, você estará nos Campos Gerais.
Ali, em meio a mata nativa, está o Buraco do Padre, um lugar que mesmo olhando, a gente parece não acreditar no que está vendo. A enorme cratera em meio a paredões de pedra, esculpidos pela ação do tempo, tem esse nome por ser o local escolhido por padres jesuítas para momentos de meditação. Após caminhar por uma trilha muito bem conservada, com acessibilidade, reposição das áreas nativas e melhorias na infra-estrutura, o local oferece sinalização, áreas de lazer e descanso, churrasqueiras com oito lugares, duchas e o tradicional Café do Lobo.
Mas tudo isso é pouco perante a maravilha da natureza. Uma imponente cascata de 30 metros de altura, nasce no Rio Quebra Perna e desagua numa majestosa furna. Uma fissura na rocha, batizada por visitantes, como o Buraco da Freira, permite ver os raios solares e parte do céu.
Toda essa estrutura, se formou em razão da circulação de água superficial nas rochas sedimentares que, ao longo de muitos anos, cederam à corrosão.
O lugar é privado, de propriedade da empresa Águia Florestal, que vê o espaço como oportunidade de desenvolvimento da região e motivo de orgulho para os pontagrossenses, segundo a Fundação Municipal de Turismo (Fumtur).
SERVIÇO
O local fica aberto de quinta a domingo e feriados das 9h às 17h. O ingresso custa R$ 16 (adultos), R$ 8 (meia entrada para estudantes, mediante apresentação de carteirinha; professores, com apresentação de documentos. Crianças até seis anos, doadores de sangue (com carteirinha) e acima de 60 anos, são isentos.
Para visitas guiadas entrar em contato: (42) 99981 3189 ou ngtur-pr@hotmail.comhttp://ngtur-pr@hotmail.com