Construção Civil registra crescimento significativo em Guarapuava

Na Região de Guarapuava, que abrange também as inspetorias de Irati, Laranjeiras do Sul e União da Vitória, o crescimento foi de 12% entre 2018 e 2019

Números da construção civil tiveram o maior acréscimo desde 2015 (Foto: Anderson Zacalusni)

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) divulgou nesta terça (21) dados que demonstram o crescimento significativo na área da construção Civil da Região de Guarapuava. De acordo com o Crea, os dados em todo o estado foram positivos. Assim, em todo o estado durante 2019, foram registradas 193.763 Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) em Engenharia Civil, maior índice desde 2015.

Na Região de Guarapuava, que abrange também as inspetorias de Irati, Laranjeiras do Sul e União da Vitória, também houve aumento no número de registros de serviços. Com base nas ARTs, a Região teve um aumento de 12% entre 2019 e 2018, e 15% entre 2019 e 2017. Além disso, em 2020 até esta primeira quinzena de janeiro, já foram recolhidas 205 ARTs.

Além das ARTs, o Crea-PR faz fiscalizações na área da construção civil. Em 2019, a regional de Guarapuava registrou 1.734 fiscalizações nessa modalidade.

NO BRASIL

No Brasil, a construção civil é considerada o “termômetro da economia”. Assim, são 13 milhões de pessoas trabalhando na cadeia, segundo estimativas. Quando o setor começa a ter resultados positivos, é sinal de que o país está retomando o crescimento. Em julho do ano passado, de acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, as contratações com carteira assinada nas obras superaram as demissões pela primeira vez em 33 meses.

O crescimento da quantidade de serviços de Engenharia Civil apontado pelo Crea-PR mostra projeção positiva para a modalidade em 2020. Itamir Montemezzo, Engenheiro Civil e Conselheiro do Crea-PR, comenta que, no Brasil, a construção ou aquisição de imóveis é uma forma de poupança.

O QUE É ART?

A ART é um instrumento legal, necessário à fiscalização das atividades técnico-profissionais, nos diversos empreendimentos sociais. De acordo com o Artigo 3º da Resolução nº 1.025/2009, do Confea, “Todo contrato, escrito ou verbal, para a execução de obras ou prestação de quaisquer serviços referentes à Engenharia, Arquitetura e Agronomia fica sujeito à ‘Anotação de Responsabilidade Técnica (ART)’, no Conselho Regional em cuja jurisdição for exercida a respectiva atividade”.

Instituída também pela Lei Federal nº 6.496/1977, a ART caracteriza legalmente os direitos e obrigações entre profissionais e usuários de seus serviços técnicos, além de determinar a responsabilidade profissional por eventuais defeitos ou erros técnicos.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

BOTA FÉ

Mega-Sena acumulada pode pagar R$ 52 milhões neste sábado

NÚMEROS POSITIVOS

Novo Caged mostra recuperação gradual da economia em Guarapuava

FUTEBOL

Conheça os 10 maiores artilheiros da seleção brasileira de todos os tempos

Comentários