22/08/2023
Geral

Consumo de água em Guarapuava atingiu o pico de 27,5 milhões de litros por dia

O alto consumo de água continua sendo registrado pela Sanepar em Guarapuava. Para se ter uma ideia, a média de consumo em janeiro de 2013 foi de 24,5 milhões de litros por dia. Em janeiro deste ano o consumo saltou para 26,6 milhões. O pico registrado foi no dia 02 de fevereiro, último domingo, com 27,5 milhões de litros de água. Nesse dia os termômetros atingiram a temperatura máxima de 32 grausC.

Segundo a Sanepar, por causa disso nesta quarta feira (05) continua faltando água tratada em bairros de Guarapuava. De acordo com a Sanepar, a partir das 13h30, essa restrição afetará moradores do Bairro dos Estados, Vila Carli, Paz e Bem, Xarquinho, Colégio Agrícola, Atalaia e Loteamento Aldeia.

A Sanepar insiste para que a população economize água, priorizando o consumo humano (alimentação e higiene) e evitando desperdícios e uso desnecessário. A previsão é de que o abastecimento comece a normalizar na manhã de quinta-feira. A Sanepar orienta aos clientes: evitar lavar roupas, calçadas, carros e evitar o desperdício é essencial e ajuda a regularizar o abastecimento em menor prazo. Não varrer calçadas com a mangueira. Reduzir o tempo no banho. Reutilizar a água limpa da lavagem da máquina para lavar pisos, calçados e regar jardim.

Clientes que não possuem caixa-d'água poderão ficar desabastecidos. É muito importante que cada imóvel tenha caixa d'água com capacidade para atender as necessidades dos moradores por, no mínimo, 24 horas.

O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 115, que funciona 24 horas. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.