Os novos funcionários da Fundação Proteger em Guarapuava estão passando por cursos de qualificação nesta quarta feira (28). Desde a manhã, os 32 concursados convocados na segunda etapa de contratação para a Proteger estão tendo acesso a palestras sobre o funcionamento do Sistema Único de Assistência Social, a atuação do Conselho Tutelar, etapas do desenvolvimento de crianças e adolescentes, tipos de violência, primeiros socorros e ética profissional.
De acordo com o presidente da Fundação, Silton Justus, os novos funcionários vão preencher as vagas de motorista, serviços pessoais, Casa Lar, atendente social, educador social e psicólogo. “Todos estão tendo conhecimento desde o funcionamento de partes da administração municipal até informações sobre a atividade que cada um vai desempenhar”. Os novos servidores serão empossados amanhã, quinta feira (29), às 15 horas, pelo prefeito Cesar Filho, na Câmara Municipal de Vereadores.
A estrutura da Fundação Proteger conta com o trabalho de 99 funcionários, sem os novos contratados, que atendem cinco casas lares, quais uma abriga crianças especiais. A média é de 15 crianças em cada uma delas. O Berçario Municipal também é de responsabilidade da Fundação. “Já chegamos a ter 30 no ultimo mês, mas a rotatividade é muito grande. As crianças ou retornam para as familias que é principio do nosso trabalho, ou então são adotadas”.
Segundo Justus, a assistência às crianças que estão na rua, nos semáforos, por exemplo, é atribuição que compete ao Conselho Tutelar. “Só podemos atender crianças e adolescentes que nos são encaminhadas pelo Conselho Tutelar ou pelo Ministério Público”.