Contribuintes já podem consultar o 3º lote de restituição do IRPF

A restituição para 3.985.007 contribuintes será depositada na próxima sexta (31). Para conferir, é preciso acessar a página da Receita Federal

A restituição para 3.985.007 contribuintes será depositada na próxima sexta (31) (Foto: Reprodução/Agência Brasil)

Desde às 9h desta sexta (24), a Receita Federal abriu a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2020. De acordo com a Agência Brasil o crédito bancário para 3.985.007 contribuintes será feito na próxima sexta (31), totalizando R$ 5,7 bilhões.

Do valor total, R$ 2.056.423.308,19 vão ser destinados aos contribuintes que têm prioridade legal de recebimento, ou seja, os contribuintes idosos acima dos 80 anos. Além disso, outros 646.111 contribuintes entre 60 e 79 anos, 47.170 com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 346.793 cuja maior fonte de renda seja o magistério também entram nesta lista.

Outras 2.856.513 pessoas foram contempladas, são elas contribuintes não prioritárias que entregaram a declaração até o dia 28 de março.

COMO FUNCIONA?

Sendo assim, é possível consultar a declaração pela página da Receita Federal. Na consulta à página da Receita, no Portal e-CAC, é possível acessar o serviço Meu Imposto de Renda e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF. Além disso, a restituição ficará disponível no banco durante um ano. Caso o contribuinte não consiga resgatar o valor dentro do prazo, deverá fazer requerimento pela internet, mediante o formulário de Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no Portal e-CAC, no serviço Meu Imposto de Renda.

Entretanto, se o valor não for creditado, é possível contatar pessoalmente uma agência do Banco do Brasil. Também é possível ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001, 0800-729-0001  e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

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