Uma pesquisa elaborada em conjunto pela Associação Comercial do Paraná (ACP), Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e Federação do Comércio (Fecomércio), junto a 500 empresas associadas às entidades, apontou que 22% delas já estão fazendo investimentos pensando na Copa do Mundo 2014 e que 23% têm intenção de investir. As demais estão em processo de tomada de decisão. Outro dado de destaque evidenciado pela pesquisa é que 65% das empresas têm intenção de contratar mais funcionários em função da Copa.
O resultado da pesquisa foi tabulado no começo desta semana e apresentado durante reunião dos 30 membros da Câmara Temática de Comércio e Tecnologia, da Secretaria Estadual para Assuntos da Copa 2014.
O levantamento mostrou que 53% das empresas que responderam a pesquisa estão investindo em comércio e serviços, 37% na indústria e 8% em outros setores. Segundo a pesquisa, 63% estão concentrando os investimentos em Curitiba e Região Metropolitana; 27% no interior do Paraná e 10% em outras regiões do Brasil. A maioria (45%) concentra os investimentos em máquinas e equipamentos; 26% em comércio e serviços; 22% em capacitação e 7% em pesquisas e desenvolvimento.