Nesta segunda feira (12), o então 5º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Guarapuava foi elevado a Grupamento, categoria máxima que um quartel no interior do Estado pode atingir. O decreto foi assinado pela governadora Cida Borghetti (PP), atendendo reivindicação que vinha sendo feita pela deputada eleita, Cristina Silvestri (PPS). Agora, com a mudança, o batalhão passa a se chamar ’12º Grupamento de Bombeiros de Guarapuava’.
“Essa era uma reivindicação minha junto à governadora, à comandante da Polícia Militar, Coronel Edilene e ao Comando do Corpo de Bombeiros. Há tempos e o Major Sanches [comandante em Guarapuava] vínhamos pleiteando isso e agora houve essa conquista”, disse a deputada ao Portal RSN.
De acordo com o Major Arlisson Sanches, com a elevação, aumenta a capacidade de crescimento da unidade ,que já atende 21 municípios, além do aporte de recursos. A unidade é responsável pelas atividades de prevenção e combate a incêndios, busca e salvamento e ações de defesa civil em 27 municípios.
“Também poderemos implantar novos projetos, como o Bombeiro Mirim”, disse o Major Sanches. Ele lembrou que o prefeito Cesar Silvestri Filho também possui inserção nessa conquista.
O maior quantitativo no número de bombeiros deverá acontecer em 2019, com a expectativa da implantação de uma escola para soldados, promovendo a geração de empregos.
Ainda nesta segunda (12), a governadora também autorizou a criação de outros dois novos grupamentos e mais três subgrupamentos do Corpo de Bombeiros.
“É um dia histórico para a corporação. A elevação das unidades representa um avanço nas questões operacionais, administrativas e de prevenção”, afirmou o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Edemilson de Barros.