22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Corpo de Bombeiros de Guarapuava é o primeiro do Brasil a ser certificado com a ISO 9001:2015

Selo de certificação foi recomendado pela qualidade de gestão do 5º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros

WhatsApp Image 2018-06-14 at 09.34.56

O 5º SubGrupamento do Corpo de Bombeiros, sob a coordenação do Major Arlisson Sanches, conquistou um fato inédito no cenário nacional. É a primeira unidade de bombeiro militar do Brasil a ser recomendada à certificação da ISO 9001:2015, o padrão mais moderno do selo de certificação.

Alguns dos integrantes do batalhão de Guarapuava (Foto: Divulgação)

Ter o selo é sinônimo de preocupação com as expectativas e interesses da população. “O nosso foco é o bem-estar da sociedade”. De acordo com o Major Sanches, para chegar a essa conquista, sacramentada pela auditoria da Agência SGS, homologada pelo Inmetro, e finalizada nessa quarta feira (13), o processo começou há 13 meses, quando houve a padronização dos serviços para que adequação às exigências propostas para a certificação. O Corpo de Bombeiros trabalha com ações preventivas, gestão de riscos e princípios de qualidade, previstos na ISO 9001:2015.

(Foto: Divulgação)

Para fazer frente a essas exigências, os bombeiros passaram por várias oficinas de treinamentos e qualificação; foi realizado o diagnóstico da unidade; estabelecidas as ferramentas de qualidade, até chegar à implantação da gestão almejada: a melhor e mais moderna do país.

“Guarapuava vive um momento muito bom e estamos contribuindo com isso. Somos uma pequena célula no interior do Paraná e temos essa conquista”. De acordo com o Major Sanches, receber esse selo de qualidade é extremamente gratificante, mesmo porque somos muitos criticados pela sociedade”. Segundo o Major, foi um trabalho árduo, difícil, mas que contou com o envolvimento da corporação. “É um mérito de todos”.

A partir dessa conquista, um novo desafio à vista. “Agora o nosso trabalho será para manter a qualidade para continuar merecendo essa certificação. Mas acho que esse mérito, mais do que uma satisfação pessoal, é um orgulho para o Paraná”.

O selo de certificação será apresentado a sociedade guarapuavana e regional no dia 5 de julho, em evento no Vittace, a partir das 19h, e que reunirá cerca de mil pessoas. “Também estaremos prestando homenagens”, disse o Major Sanches.

O selo da ISO 9001: 2015 abrange os três quartéis de Guarapuava: central, Primavera e Entre Rios, além dos pelotões de Pitanga e Laranjeiras do Sul.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.