22/08/2023
Geral

Correios em Guarapuava funcionarão hoje, apesar da greve

imagem-66021

Mesmo com uma greve iniciada pelos carteiros em algumas cidades do Estado,  no fim da noite desta quarta feira (29), os Correios em Guarapuava manterão as agências abertas, com funcionamento normal de enrtega de correspondências, nesta quinta feira (30), informou a Assessoria de Comunicação dos Correios do Paraná. Os carteiros de Guarapuava, a exemplo de cidades como Pato Branco e Francisco Beltrão, não aderiram ao movimento.

 

No Estado, aderiram à greve trabalhadores de Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá e Cascavel. Foi em Maringá, após assembléia, que os funcionários decidiram pelo estado de greve, que é o alerta para uma possível paralisação. Conforme informou a assessoria, a greve atinge todos os setores dos Correios, com adesão de carteiros a funcionários administrativos.

 

Durante esta quarta (30), representantes do Sindicato dos Trabalhadores nos Correios do Paraná (Sintcom) estarão em frente à sede dos Correios em Curitiba, na Avenida João Negrão, realizando atos de protesto e conversando com os trabalhadores.

 

 Os carteiros aderiram à greve porque contestam o suposto descumprimento do dissídio coletivo pelos Correios, com a criação do Postal Saúde, que é considerado pela categoria uma “terceirização” do plano de saúde dos trabalhadores.

Segundo Wilson Dombrovski, secretário de imprensa do órgão, caso a nova forma de gerenciamento dos serviços médicos e odontológicos seja implantada pela empresa, os trabalhadores terão de pagar por exames e consultas – o que não ocorre atualmente.

O secretário explica, ainda, que os Correios não convocaram reuniões com a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect), instituição que representa os sindicatos da classe no país, para discutir a mudança.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.