22/08/2023
Educação Guarapuava

Cotidiano nas escolas será conectado entre pais, servidores e alunos

Escolas municipais de Guarapuava começam o ano implantando programa tecnológico que interliga o sistema de gestão e inova em sala de aula

aluno

Conforme o prefeito Celso Góes, a tecnologia chega com tudo nas escolas municipais (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

O começo do ano letivo nas escolas municipais em Guarapuava está sendo marcado pela inovação. Além do retorno das aulas presenciais, servidores da educação, pais e alunos também passam a ter conexão tecnológica. De acordo com o secretário de Educação, Pablo Almeida, um projeto que nasce na atual administração, transforma o sistema de gestão.

Conforme o secretário, nesta semana já chegaram 1,5 mil tablets. Todos comprados com recursos municipais. Esses equipamentos destinam-se aos servidores. Trata-se da interligação entre todos os setores da escola. Essa inovação, conforme explica Pablo, vai proporcionar o controle da gestão.

Desde a chamada será feita pela Internet. A merendeira, por exemplo, vai saber quantas refeições vai precisar fazer naquele dia. Ela terá acesso à chamada e vai controlar quantos alunos foram à escola.

Além da economia, o projeto vai proporcionar tranquilidade aos pais. “Os pais terão informações, via WhatApp, desde o horário em que o (a) filho (a) entra no transporte escolar, até o horário que retorna para casa”.

Alunos retornam às aulas presenciais (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

GAMES NAS AULAS DE MATEMÁTICA

Entretanto, numa segunda etapa, o projeto contempla também os alunos. De acordo com Pablo, na próxima semana mais cinco mil tablets chegarão às escolas municipais. Esses equipamentos auxiliarão nas aulas de matemática. “os alunos vão aprender matemática em jogos”. Após o fim daquela aula, os tablets serão recolhidos e irão para outra turma.

De acordo com o prefeito Celso Góes, a tecnologia inovadora chega para melhorar ainda mais a educação. Conforme o prefeito, outros projetos nessa área serão implantados. “Os alunos que já estavam utilizando a tecnologia para as aulas, agora terão novas oportunidades. Queremos ser exemplo de desenvolvimento em educação”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.