Com a receita de tilápia ao molho branco, o cozinheiro Adilson Rodrigues Neckel, mais conhecido como Tio Lucas, conquistou uma vaga entre os 32 finalistas do Concurso de Melhor Merenda do Paraná. O merendeiro está no ramo há sete anos, e só apenas nos últimos dois anos, ele ‘comanda as panelas’ no Colégio Rui Barbosa. De acordo com ele, o prato teve a inspiração em uma receita que ele aprendeu há alguns anos.
Estou muito feliz [com a classificação] e amo o que eu faço. Como sempre trabalhei no ramo de cozinha, a receita eu aprendi com uma cozinheira em um restaurante que trabalhei há um tempo atrás. E aqui no colégio tive que aperfeiçoar com o que a gente tem no estoque. Eles [alunos] amam esse prato e foi aí que pensei: ‘Opa! será essa receita!’. Espero muito ganhar esse concurso e ficar em primeiro lugar. Agradeço a secretária Lucimara e ao diretor Cleto por ter me incentivado.
Tio Lucas adaptou o prato com pequenas diferenças, como substituir o creme de leite por leite em pó com amido de milho. Assim, segundo ele, é possível ter um molho grosso e saboroso. A tilápia ao molho branco conquistou o gosto dos alunos e o merendeiro promete que vai fazer uma especial para eles, se ganhar o prêmio.
OUTROS FINALISTAS
A Secretaria de Estado da Educação (Seed/PR) em parceria com o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), divulgou a lista nesta segunda (11). A classificação também inclui o nome de outros quatro cozinheiros da Região, incluindo Bituruna, Pitanga, Prudentópolis e Laranjeiras do Sul.
Em Bituruna, a merendeira Glaucelina de Almeida Mello, do Colégio Estadual Santa Izabel, se destacou na categoria de ‘lanche’ com uma farofa de pinhão campeiro. Além disso, outro sabor que conquistou um lugar na competição foi do prato de charuto de couve de uma cozinheira de Prudentópolis. Clarice Iaciuk Costa Rosa atua no Colégio Cristo Rei e brilhou na categoria ‘Almoço’.
Já a merendeira Terezinha Zelinda Gravonski, do Ceebja de Laranjeiras do Sul, colocou o nome do município no concurso com uma sobremesa diferente: um bolo doce de feijão preto. Em Pitanga, a Ana Melnik marcou presença na disputa com a receita saborosa de filé de tilápia ao molho, na categoria ‘Lanche’. Ela faz parte do Colégio Estadual Antonio Dorigon.
AVALIAÇÃO
De acordo com o Estado, a proposta do concurso vai além da premiação, é uma forma de dar visibilidade ao trabalho criativo dos merendeiros. Até porque essa profissão é essencial para garantir refeições nutritivas e o bom desempenho escolar dos estudantes.
Com 524 participantes do Estado, o concurso passou por fases regionais e estaduais. Agora, os cozinheiros se preparam para a etapa final, que ocorrerá entre esta segunda e quarta (11 a 13). A avaliação é feita pela chef Manu Buffara, reconhecida mundialmente como uma das melhores chefs do ano de 2024, com o selo “Três Facas” do prêmio The Best Chef Awards.
A premiação está marcada para o dia 18 de novembro, e contará com a presença da chef Manu Buffara e dos finalistas. Na ocasião, haverá a disputa dos três primeiros lugares. Por fim, quem vencer, terá a receita incluída no cardápio da rede estadual e no livro especial assinado pela chef.
Leia outras notícias no Portal RSN.