O CREA-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná) fiscalizou na manhã de hoje a sinalização viária no entorno do Colégio Estadual Francisco Carneiro Martins, em Guarapuava. O objetivo é sugerir melhorias para garantir a segurança e checar a responsabilidade técnica referentes a esses dispositivos de trânsito.
De acordo com a Assessoria de Imprensa do CREA, o colégio é um dos primeiros no Paraná a receber a fiscalização especializada em sinalização viária. Ao longo da semana, nove estabelecimentos de ensino receberam a operação do CREA-PR. Durante a ação, duas agentes fiscalizadoras coletaram informações, através da entrevista com um representante da direção do colégio, e também da observação a campo, em frente à instituição. Esses dados irão subsidiar um relatório, que deve ser apresentado até o final de maio aos órgãos de trânsito e à imprensa. O documento conterá sugestões de melhoria na sinalização tendo em vista a segurança da comunidade escolar e da população que frequenta as imediações.
As agentes observaram no horário de saída da aula, ao final da manhã, vários itens, como o comportamento do fluxo de pedestres e de veículos, o posicionamento e o uso das faixas de pedestres, e a visibilidade da sinalização horizontal e vertical. Também verificaram o atendimento às normas de trânsito e a responsabilidade técnica sobre a sinalização.
“A importância dessa iniciativa é realmente o caráter orientativo e a possibilidade de participação do CREA-PR na implantação de melhorias que garantam a segurança da população do entorno das escolas, pois é uma área vulnerável, onde crianças e adolescentes ficam expostos à circulação viária. Além de apontar aquilo que precisa ser melhorado, o relatório também citará as boas práticas”, explica a gerente do Defis (Departamento de Fiscalização) do CREA-PR, Vanessa Moura.
Segundo a assessoria, após a apresentação do relatório, o CREA-PR espera contribuir para o debate público a respeito da segurança no trânsito. “O principal resultado esperado é a orientação e conscientização da população e dos órgãos envolvidos quanto à importância da sinalização para a segurança da comunidade, fomentando um debate construtivo com os órgãos competentes e a sociedade”, comenta o facilitador do Núcleo Especializado de Fiscalização Sudoeste, Victor Ramos.
O diretor de engenharia de tráfego do Guaratran (Departamento Municipal de Trânsito de Guarapuava), César Ramão Sanches, considera a fiscalização um grande reforço à busca pelo aprimoramento da segurança de trânsito em Guarapuava. “O CREA-PR é um órgão de conhecimento técnico, qualificado para a área e vai dirimir quaisquer dúvidas quanto às medidas tomadas para a redução do número de acidentes em nossa cidade”, analisa. Sanches lembrou também que o município vive um momento histórico no setor, com a retomada das atividades do Comutra (Conselho Municipal de Trânsito). “Com a participação do CREA-PR, vamos avançar no objetivo de atender a meta da década de ação pela segurança do trânsito [2011-2020] da ONU [Organização das Nações Unidas] para redução em 20% do número de acidentes”, acrescenta.
A atividade de elaboração de projetos de sinalização viária deve ser feita por profissionais e empresas devidamente registrados no CREA-PR, pois é um ofício que demanda conhecimento técnico específico.