O CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná) inaugura nesta terça-feira, 24, a Regional de Guarapuava, unidade que abrange 40 municípios da região Centro-Sul do Estado. A solenidade começou às 17 horas, com o pronunciamento do presidente do CREA-PR, engenheiro civil Joel Krüger, na Câmara Municipal de Vereadores, seguida de visita à sede da Regional, localizada na Rua Pedro Siqueira, 1610, no Centro.
Na Câmara, Krüger apresenta algumas das atividades em desenvolvimento pelo Conselho, entre elas a Agenda Parlamentar, programa que utiliza o conhecimento técnico dos profissionais paranaenses na elaboração de estudos e propostas de intervenção voltadas ao desenvolvimento do Estado e direcionadas aos gestores públicos. Na ocasião, serão apresentados os Estudos Básicos de Desenvolvimento Regional (EBDRs) e as propostas nele incluídas para Guarapuava e municípios vizinhos.
De acordo com Kruger, a Regional de Guarapuava começa grande, cobrindo quatro inspetorias: Guarapuava (sede), Irati, Laranjeiras do Sul e União da Vitória, integrando municípios que antes pertenciam às regionais de Pato Branco, Apucarana e de Ponta Grossa. Ao todo, possui 3.534 profissionais registrados em segmentos da Engenharia, Agronomia e Geociências.
“A criação da Regional tem por objetivo buscar a aproximação dos profissionais e entidades de classe com a população da região, que necessita dos nossos serviços”, afirma o novo gerente da Regional Guarapuava, engenheiro civil Geraldo Canci.
Apesar da inauguração oficial ser realizada em abril, as atividades da Regional começaram em março, após aprovação em Plenário referente à sua criação, em 28 de fevereiro. Desde então, a unidade tem promovido a integração entre os profissionais, em eventos como a Governança Cooperativa, e palestras a universitários, como a aula magna aos acadêmicos dos cursos de engenharia civil e engenharia elétrica da Faculdade Guarapuava, e palestra aos estudantes de Agronomia da Unicentro. Além disso, a Regional participou da apresentação dos EBDRs e visita aos gabinetes dos deputados na Assembleia Legislativa do Paraná, em Curitiba, primeira ação do ano do programa Agenda Parlamentar.
Foto/Carol Oliveira