22/08/2023
Geral

CREA-PR orienta sobre manutenção de transformadores

imagem-52616

Visando a segurança dos usuários, o CREA-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná) está orientando a população sobre os cuidados que devem ser tomados na manutenção em transformadores em instalações elétricas. Eventos registrados em vários pontos do país nos últimos meses, como explosões que deixam pessoas feridas e prejuízos por conta de quedas de energia em diversos locais, do trânsito a hospitais

Para evitar eventuais falhas nos transformadores, o CREA-PR recomenda cautela. Vários procedimentos de manutenção podem ocorrer de forma preditiva e preventiva. Entre eles estão a realização de ensaios físico-químicos e cromatográficos em óleo isolante, avaliação da resistência de isolamento, da proteção de equipamentos e aterramento, inspeção dos níveis de ruídos nas conexões, buchas e tanque do transformador e medição remota de temperatura através de radiação infravermelha, detectando pontos de aquecimento no sistema elétrico, principalmente causados por maus contatos.

As condições que o transformador deve apresentar ao comprador no recebimento, na instalação e de manutenção estão estabelecidas na norma NBR 7036. Após a instalação, as inspeções devem ser feitas com o equipamento energizado a cada 12 meses e, desenergizado, a cada cinco anos.

Uma equipe que realiza as vistorias deve integrar empresas ou possuir profissionais capacitados, especializados e devidamente registrados no sistema CONFEA/CREA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia/Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia). O consumidor do serviço deve exigir a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) pelo projeto de instalação ou pelas manutenções, laudos e análises técnicas. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.