Profissionais do CREA-PR aprovaram, em Guarapuava, 21 propostas de modificações na legislação que regula as atividades da entidade. A reunião que aconteceu ontem, terça-feira (16), no Grand Hotel, foi preparatória para o 8º CEP (Congresso Estadual de Profissionais), que ocorrerá de 19 a 21 de maio, em Foz do Iguaçu. O evento contou com 48 participantes da região, que elegeram mais dois delegados para participarem da etapa estadual das discussões.
Os trabalhos foram conduzidos pelo superintendente do CREA-PR, engenheiro agrônomo Celso Ritter. “Classifico a reunião preparatória regional em Guarapuava como um momento especial, pelo movimento democrático, parlamentar e participativo dos profissionais no crescimento e construção de suas profissões. O debate de questões que interessam à sociedade é um exemplo de seriedade e comprometimento”, avaliou.
Através da reunião, a Regional Guarapuava encaminhou 21 propostas de alterações na legislação que regulam as profissões, formuladas pelos próprios profissionais ligados ao sistema Confea/Crea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia/Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia), bem como aqueles associados às entidades de classe profissionais. As sugestões serão discutidas na etapa estadual, o 8º CEP e, posteriormente, ao 8º CNP (Congresso Nacional de Profissionais), em Gramado (RS), de 9 a 13 de setembro.
Cada proposta encaminhada sugere um mecanismo para sua implementação, como modificação de leis e normas ou ações para a sua aplicação. Entre as sugestões aprovadas, algumas são ligadas a temas como formação profissional, integração profissional e social, e, principalmente, o exercício das profissões.
Para o gerente da Regional CREA-PR Guarapuava, engenheiro eletricista Thyago Giroldo Nalim, a reunião demonstrou o alcance do debate na região. “Conseguimos abranger toda a base profissional da Regional, que integra 40 municípios, alcançando o objetivo de promover a interação dos profissionais desde a base identificando suas sugestões para melhorias nos atuais marcos normativos que regulam o sistema Confea/Crea”, analisou.
Delegados
A Regional Guarapuava enviará, no total, 27 delegados ao 8º CEP. São 21 profissionais automaticamente nomeados – inspetores-chefes, presidentes de entidades de classe e conselheiros estaduais – e outros quatro eleitos democraticamente nas reuniões de inspetorias, realizadas em março em Guarapuava, Irati, Laranjeiras do Sul e União da Vitória. Na reunião regional, ontem, outros dois foram escolhidos por voto: o geógrafo Paulo Nobukuni, chefe do Departamento de Geografia da Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste) e conselheiro estadual no Concidades, e o engenheiro agrônomo Reinaldo Tadeu de Oliveira Rocha, servidor da Emater e associado à Aeari (Associação dos Engenheiros Agrônomos da Região de Irati).
Com assessoria